Estatística

terça-feira, dezembro 19, 2017

Sociedade Independência: Patrimônio Cultural do Schützenverein

O quê? Evento do Patrimônio do Schützenverein na sede social da Sociedade Independência, na Estrada Jaraguazinho.
Majestades:
Walmir Wesphal, rei;
Arno Buttendorff, 1º cavalheiro; 
Ademir Hansen, 2º cavalheiro;
Salete Aldacy – rainha;
Salete Hansen, 1ª princesa.
Tusnelda Schmidt, 2ª princesa;

O que aconteceu? Concentração dos sócios e convidados; ritualística folclórica de buscas das majestades do tiro ao alvo – no interior da sede social em virtude da chuva – sessão de homenagem pelo Senhor Fernando Henn; competições de tiro flecha – conquistei o 4º lugar – jantar festivo e típico regado a chope da marca königs Bier, não faltando a iguaria do strudel; baile social – Banda Horizonte Azul da cidade de Timbó (SC) -  e divulgação da corte das novas majestades, para o outono austral de 2018.
Através desse evento, a Sociedade Independência cumpriu a missão de salvaguardar o Patrimônio Cultural, tendo como partícipes as famílias remanescentes germânicas (pomeranos e alemães), suábio-húngaros e húngaros, na comunidade rural do Jaraguazinho.
Ao longo de mais de meio século, diferentes apropriações ocorreram com essa manifestação folclórica, através de esportistas, folcloristas,  dirigentes, dentre outros envolvidos no movimento cultural.
Assim, fica o registro para os anais da história teuto-brasileira, de mais uma noite da manifestação do Patrimônio Cultural do Schützenverein, numa comunidade tradicional, permeada pelos valores dos antepassados.
Ademir Pfiffer – Historiador


Nenhum comentário: