Estatística

quarta-feira, dezembro 20, 2017

11ª Bandoneonfest – Massaranduba – SC - 09.07.17


 O quê? Evento do instrumento do bandoneon, 11ª edição, na Sociedade Onze União, no bairro Patrimônio, Município de Massaranduba (SC).
O que aconteceu? Diversas apresentações de palco, através da participação dos músicos profissionais e simpatizantes da cultura germânica, regado por ricos acordes musicais, que atravessaram os tempos. Atualmente, o legado cultural faz parte da tradição do povo teuto-massarandubense e brasileiro.
Assim, em mais uma edição, o evento da Sociedade Onze União consagrou-se e revelou o potencial agregador de inúmeros músicos pela defesa do patrimônio imaterial das músicas folclóricas germânicas, que são transmitidas de geração em geração.
Atualmente, no mundo e no Brasil segue-se o conceito do evento de Paris – Convenção para Salvaguarda do Patrimônio Cultural e Imaterial -  de outubro 2003, que resumiu em um amplo parágrafo, o seguinte entendimento:
 Entende-se por “património cultural imaterial” as práticas, representações, expressões, conhecimentos e competências – bem como os instrumentos, objectos, artefactos e espaços culturais que lhes estão associados – que as comunidades, grupos e, eventualmente, indivíduos reconhecem como fazendo parte do seu património cultural. Este património cultural imaterial, transmitido de geração em geração, é constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função do seu meio envolvente, da sua interacção com a natureza e da sua história, e confere-lhes um sentido de identidade e de continuidade, contribuindo assim para promover o respeito da diversidade cultural e a criatividade humana.” (Artigo 2.º: Definições)
Contextualizando, o evento do bandoneon, com o conceito advindo do evento de Paris, o mesmo tem importância na promoção da identidade cultural da cidade de Massaranduba, cujo município no final do século XIX foi palco da presença da colonização germânica.
Esse grupo social e étnico trouxe os seus valores simbólicos, como por exemplo, a musicalidade folclórica e germânica. Esse Patrimônio Cultural e Imaterial foi recriado nos núcleos de assentamentos pelos grupos sociais, através do seu instrumento do bandoneon, incialmente, nos eventos de celebração religiosa e festas de igrejas (kirchefest), ligadas ao movimento do protestantismo.
Passado mais de um século de colonização no Hemisfério Sul austral, o bandoneon afinado ganhou novas finalidades, como de organização de eventos para promover a diversidade cultural regada a criatividade da nova geração, que apropriou-se de uma herança cultural dos antepassados, que atualmente colabora na formação intelectual e socialização do jovens e adultos, enriquecendo de elementos de brasilidades, a cultura local e regional, em território catarinense.
Aos organizadores, os senhores Alcides Manke, Alfonso Rohweder e o quadro da diretoria, da Sociedade Onze União, registramos os cumprimentos pela organização, que resultou na presença de um público record, inclusive do Poder Público, o prefeito do município, Armindo Sesar Tassi e o vice-prefeito Valdir Zapellini, vereadores e funcionários comissionados compareceram para prestigiar a festa com o rosto do povo massarandubense.
Ademir Pfiffer - Historiador


Nenhum comentário: