Estatística

terça-feira, dezembro 19, 2017

Alvorada: Patrimônio Cultural da Festa de Rainha -Caneco e Dados


Jaraguá do Sul (SC): Sociedade Alvorada promotora do Patrimônio Cultural da Festa de Rainha - Caneco e Dados (Königin Partei Krug und Daten), em 22 de abril de 2017, com o musical Só Virtude, de Rio Cerro II.
Todos os anos na estação de outono, desde 1976 o Departamento Feminino desta entidade associativista reserva uma data para a competição de disputa de rainha pelo uso do caneco e dados. Quem obtém o maior números de pontos em três lances é sagrada a rainha do evento.
O evento também estimula a participação das mulheres, que tem preferência por esta modalidade competitiva  de fácil jogatina. Sendo que as competições do uso da arma de pressão do tiro ao alvo, bem como do bolão de cancha - um objeto arredondado e pesado - são de preferências para as mulheres que aceitam grandes desafios competitivos.
Porém, todas as associadas da sociedade participam da competição, por se tratar de um evento de integração, lazer social e cultural, de caráter comunitário e de vínculos ligados as tradições germânicas (pomerana e alemã).
Nesta edição, a corte do evento e das majestades era assim constituída:
Rosani Bast Zastrow – rainha;
Raulina Nitzke Mathias – 1ª princesa;
Marcia Utpadel da Silva – 2ª princesa;
O evento vespertino teve uma agenda de organização, como concentração das sócias, competições de caneco, ritualística folclórica de busca de majestades, sessão de homenagem às majestades – fundamentado no texto da Senhora Edla Döge Laube, ex- comandante das marchas, antigamente, na Socieade Alvorada – tarde dançante, café colonial, encerramento do evento e sagração das novas majestades para o evento de 2018.
A Sociedade Alvorade de Rio Cerro II – geograficamente  e culturalmente, Rio Cerro I – continua com o seu propósito inspirados nos valores dos antepassados e da Pátria, conforme proclama a Constituição Brasileira, de 1988, em seu Artigo 2016, pois ampliou o conceito de patrimônio estabelecido pelo Decreto-lei nº 25, de 30 de novembro de 1937, substituindo a nominação Patrimônio Histórico e Artístico, por Patrimônio Cultural Brasileiro. Essa alteração incorporou o conceito de referência cultural e a definição dos bens passíveis de reconhecimento, sobretudo os de caráter imaterial, como por exemplo, a manifestação cultural e folclórica da festa da competição do caneco e dados.
Dessa forma, a diretoria da entidade associativista cumpre metas de promoção do lazer social e cultural, para o rio cerrenses e entorno sintonizados com a cultura remanescente dos pomeranos e alemães, que acima de tudo são brasileiros da gema.
Porém, a comunidade é comprometida com  os valores, memória e história do velho continente europeu (Germany e Pomerland)  de onde essa cultura foi transferida ao Novo Mundo – Brasil - e salvaguardada ao longo dos tempos, constituindo as nossas referências, para a construção da identidade teuto-brasileira, em solo jaraguaense.
Ademir Pfiffer – Historiador


Nenhum comentário: