Estatística

quarta-feira, dezembro 20, 2017

O Projeto "Construção e Luthieria de Bandoneon

O texto a seguir apresenta o trabalho de criação (recriação)  do instrumento do bandoneon, no Município de Joinville (SC), conforme a seguir:

 O Projeto "Construção e Luthieria de Bandoneon" foi desenvolvido pelo músico e luthier Daniel Eduardo Quandt da cidade de Joinville. Daniel conheceu o instrumento em 2011 durante a BandoneonFest, evento este que propaga a cultura do Bandoneon e suas diversas formas de execução. O contato com o Bandoneon e todo seu potencial dentro dos gêneros musicais que fora visto durante o evento, levou este jovem de 17 anos há um encantamento por toda expressividade que o Bandoneon lhe proporcionava. Na Semana seguinte a festa, Daniel foi a procura de professores na região de Joinville e conheceu o Sr. Carlos Otto Reeck no qual iniciou as aulas do Bandoneon. Entre aulas e longas conversas com este simpático senhor de mais de 80 anos, o jovem procurou se aprofundar também na restauração e afinação dos instrumentos e movido aos desafios e sonhos do Sr. Reeck, Daniel iniciou suas pesquisas na área da Luteria para por em prática o sonho deste Senhor que agora se tornará o seu também. E em 2014 o Jovem bandoneonista escreveu seu projeto para a Fundação Cultural de Joinville dentro do SIMDEC (Sistema de Desenvolvimento pela Cultura) e foi aprovado por unanimidade por se tratar de um projeto extremamente inovador. E agora no último ano finalizou seu primeiro bandoneon depois de um longo caminho de pesquisas e estudos práticos no instrumento. O mais novo Bandoneon fabricado no Brasil é feito a partir de materiais e madeiras brasileiras selecionadas que garantem uma excelente resposta e uma sonoridade fantástica. O Ateliê D`Quandt Bandoneons promove o resgate à cultura do Bandoneon, aliando tecnologia, design e arte na Luteria deste maravilhoso instrumento [1]!


[1] Daniel Eduardo Quandt, texto de sua autoria. Fotos da sua coleção de divulgação

Considerações finais:

O trabalho de criação do jovem Daniel Quant, como luthier é desafiador visando salvaguardar o patrimônio material e imaterial do instrumento germânico (pomerano e alemão), na atual conjuntura de profundas rupturas dos valores e costumes tradicionais ligados as tradições e o folclore.
Assim, o criador da obra musical dos foles revela as possibilidades de manter viva uma tradição do velho continente e recriada no Novo Mundo e no território catarinense.
Ademir Pfiffer - Historiador


Nenhum comentário: