O Município de Joinville (SC), no domingo 21
de maio, no outono austral, a Sociedade Rio da Prata foi palco da 17ª
Bandoneonfest, no distrito de Pirabeiraba.
O instrumento do bandoneon conhecido na
Língua Estrangeira Alemã por quetschkommande tem no povo de origem eslava, os pomeranos, o principal multiplicador da cultura musical
e folclórica germânica, por meio dos
foles.
No Brasil, o instrumento chegou pela presença
da emigração e colonização dos pomeranos, que aportaram em Santa Catarina, a
partir da década de 60, nos vale Itajaí,
Itapocu e nordeste do nosso Estado.
Desse povo, uma das referências que se mantém
viva em tempos modernos, é o instrumento do bandoneon – invento de Friedrich
Zimmermann, na Alemanha.
Em Joinville, desde o ano de 2000, a cidade
tem um evento dedicado a este instrumento musical, sendo a família Trapp –
pomerana-brasileira – articuladora e organizadora.
Através do evento, em 17 edições, muitas
revelações de músicos e acordes musicais – ritmos da música folclórica
germânica - foram apresentadas no palco, tanto na Sociedade Palmeiras (bairro
Vila Nova), Salão Jacó (Estrada Piraí) e Sociedade Rio da Prata (Pirabeiraba).
A cada ano, comparecem novos músicos, que
revelam a importância deste Patrimônio Cultural, para difusão e fomento do turismo de Santa
Cataria, com as raízes de memória e da história dos instrumentistas, que
preservam a identidade teuto-brasileira.
Em relação ao evento é importante destacar
que o mesmo foi palco de lançamento do instrumento bandoneon de fabricação
artesanal do jovem Daniel Eduardo Quant,
morador e músico de Joinville.
De longa data Daniel vem desenvolvendo
pesquisas diversas, para execução do seu projeto, visando salvaguardar esse
Patrimônio Cultural,
No final de 2016, o seu projeto se tornou
realidade e no domingo o público que foi ao evento da Bandoneonfest conheceu a
criação de arte do dedicado luthier.
É importante salientar, que, o Governador
Luiz Henrique da Silveira (in memoriam), através de sua constante presença no
evento de Pirabeiraba, já havia assumido publicamente, de estimular a
fabricação do referido instrumento. Porém, veio a óbito, o projeto sucumbiu e
ficou na promessa.
Ademir Pfiffer - Historiador
Nenhum comentário:
Postar um comentário