Suábios húngaros definiram as diretrizes e metas para organização da Festa Catarinense do Strudel no Jaraguá Alto
Foi no Jaraguá Alto, salão da Igreja Santo Estevão, sábado 23 de fevereiro, que reuniu-se uma equipe multidisciplinar para a organização da "Festa Catarinense do Strudel". A reunião serviu para definir o mote da campanha em prol da organização dessa festa, na localidade que iniciou a história da Colônia Jaraguá, no final do século XIX, a partir da chegada dos imigrantes suábios húngaros e magiares. Foi esse grupo étnico que trouxe consigo suas tradições, entre elas a cultura do strudel de queijinho.
Um grupo de associados da Associação Húngara (Grupo de Danças Dunántúl) participaram dando sugestões, avaliando as possibilidades, tabulando informações e o levantamento dos recursos existentes in loco. Confira nas imagens digitais a reunião:
No salão da Igreja de Santo Estevão reuniram-se os sócios da Associação Húngara de Jaraguá do Sul.O ponto alto da reunião foi a defesa da tese pela realização deste evento em Jaraguá Alto, sede da Igreja de Santo Estevão e berço da imigração dos suábios do Danúbio, vindos ao Brasil, da antiga provincia húngara, no final do século XIX.
Os detalhes da estrutura foi devidamente levantados e discutidos, visto que a comunidade é a base do assentamento imigratório dos suábios húngaros, no Vale do Itapocu.
Um comentário:
Quero parabenizar os organizadores pela iniciativa...
Elemer Kroeger - Jaraguá do Sul (SC).
Postar um comentário