Estatística

domingo, fevereiro 24, 2008

Suábios húngaros definiram as diretrizes e metas para organização da Festa Catarinense do Strudel no Jaraguá Alto

Foi no Jaraguá Alto, salão da Igreja Santo Estevão, sábado 23 de fevereiro, que reuniu-se uma equipe multidisciplinar para a organização da "Festa Catarinense do Strudel". A reunião serviu para definir o mote da campanha em prol da organização dessa festa, na localidade que iniciou a história da Colônia Jaraguá, no final do século XIX, a partir da chegada dos imigrantes suábios húngaros e magiares. Foi esse grupo étnico que trouxe consigo suas tradições, entre elas a cultura do strudel de queijinho.
Um grupo de associados da Associação Húngara (Grupo de Danças Dunántúl) participaram dando sugestões, avaliando as possibilidades, tabulando informações e o levantamento dos recursos existentes in loco. Confira nas imagens digitais a reunião:
No salão da Igreja de Santo Estevão reuniram-se os sócios da Associação Húngara de Jaraguá do Sul.

O ponto alto da reunião foi a defesa da tese pela realização deste evento em Jaraguá Alto, sede da Igreja de Santo Estevão e berço da imigração dos suábios do Danúbio, vindos ao Brasil, da antiga provincia húngara, no final do século XIX.

Os detalhes da estrutura foi devidamente levantados e discutidos, visto que a comunidade é a base do assentamento imigratório dos suábios húngaros, no Vale do Itapocu.

Um forno deverá assar 62 unidades de estrudel de queijo, simultaneamente. A proposta foi analisado, pois há necessidade do reparo técnico e transferência do forno para outro local, visando o público ter conhecimento da confecção do strudel durante todas as fases.

O pátio também foi analisado e vistoriado para o aproveitamento do mesmo, tanto para atrativos culturais e estacionamento.
As duas igrejas da década de 20 representam a herança e a presença dos suábios húngaros em Jaraguá do Sul. A primeira Igreja Católica está localizada no Jaraguá 84 (Santíssima Trindade) e a segunda está localizada em Jaraguá Alto (Santo Estevão).

Um comentário:

Anônimo disse...

Quero parabenizar os organizadores pela iniciativa...
Elemer Kroeger - Jaraguá do Sul (SC).