Estatística

sábado, fevereiro 02, 2008

Centro Histórico em fase de conclusão



Em 01 de fevereiro de 2008, apesar da intensa chuva, as empresas contratadas estavam em pleno trabalho acelerado, para execução da obra de revitalização, do antigo prédio da estação, que foi sede de armazém de carga e descarga, finalmente sede da Estação Ferroviária.
O prédio foi no passado testemunho da Revolução de 30, quando Getúlio Vargas veio a Jaraguá e região, para de perto conhecer as forças leais ao movimento deflagrado por ele e seu grupo, contra as elites conservadoras de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, fiéis a Julio Prestes, ex- Governador de Saõ Paulo, eleito Presidente da República. Embora empossado, os golpistas rasgaram a ata de posse e Julio foi ao exílio, rumo a Alemanha.
Os anos 30, em Jaraguá foram marcados pelas tropas federais que tomaram a cidade de Jaraguá, justamente, tomando o marco referencial o prédio da Estação Ferroviária, atualmente objeto de restauração ou revitalização.
Um funcionário faz o reparo técnico no sistema de energia elétrica em via de implantação.
Cores leves e claras permite aos futuros usuários da Biblioteca Municipal "Rui Barbosa", um ambiente leve e de alta claridade.
Neste espaço já está definido as cores do ambiente, o qual terá diversas portas de vidros transparentes, facilitando a iluminação natural, para conter gastos enérgiticos e financeiros.
Na parte externa dos fundos, o restauro ainda ocorre. Há muito para se fazer, tanto nos aspectos de restauro e pintura.
Um estaleiro improvisado mostra em que grau está a execução da obra de restauro.
O usuário da Biblioteca Municipal "Rui Barbosa" contará com um ambiente com grandiosas portas de vidro, o que dá visibilidade da área externa, que possui bens arquitetônicos a ser preservados, pois faz parte do entorno dos 100 metros.
Um operário arrebentando a laje da antiga galeria, que tinha barberaria, revistaria e escritório. Em breve o local receberá nova edificação que vai complementar o conjunto das edificações do Centro Histórico de Jaraguá do Sul.

Nenhum comentário: