Estatística

sexta-feira, fevereiro 08, 2008

3º Encontro dos Músicos da Cultura Alemã é um tributo ao músico, musicista e instrumentista

O Museu e Parque "Wolfgang Weege", Firma Weege, Arquivo Histórico Municipal "Eugênio Victor Schmöckel" e o Botafogo Futebol Clube, de nossa cidade estarão realizando uma noite de integração, entre as cidade de Jaraguá do Sul e São Pedro de Alcântara, cidade catarinense, pioneira por receber a primeira leva de imigrantes alemães por volta de 1829. Na época, uma calônia rural pertencente ao Município de São José, na grande Florianópolis (SC).
Por iniciativa das instituições acima elencadas, o movimento encabeçado pela Firma Weege e o 3º Encontro de Músicos da Cultura Alemã irão homenagear os músicos do Vale do Itapocu, Vale do Itajaí e Nordeste do território catarinense, bem como a cidade de São Pedro de Alcântara, pequena, mas de importância cultural para Santa Catarina.
Uma exposição será realizada durante todo o mês de março, a contar a partir do dia 5 (quinta-feira), no Museu "Wolfgang Weege", onde o público poderá conhecer as raízes históricas e o legado cultural por acervos e coleções fotográficos da Casa de Cultura de São Pedro de Alcântara; Fred Ulrich(Rádio Jaraguá AM) e Ademir Pfiffer (Arquivo Histórico/Jaraguá). Também serão apresentados nesta mostra, uma coleção de objetos, cujo acervo é eclético, que exprime a memória da imigração alemã, do sudoeste da Alemanha, naquela cidade.
A Senhorita Manuela Mendes, jornalista irá apresentar um documentário, cujo teor de imagens e matéria jornalística, que se constitui um tributo aos imigrantes alemães, vindos à cidade alcantarense, durante o século XIX. Um rico documentário que é fruto de seu trabalho de conclusão do curso de jornalismo, na Universidade Estácio de Sá, na grande Florianópolis.
Para a noite, outros atrativos culturais estão sendo planejados, como uma recepção à comitiva do Governo Municipal de São Pedro de Alcântara, apresentações culturais pelos músicos e folcloristas, de ambas as cidades, com instrumentos de foles, cordas e sopro.
O evento está sendo planejado pelas equipes de trabalho Museu "Wolfgang Weege", Arquivo Histórico Municipal "Eugênio Victor Schmöckel" e Fundação Cultural, do Governo de Jaraguá do Sul.
A exposição temática, que está em fase de esboso e planejamento, tem a curadoria assinada por Ellen Anusek, historiadora e reponsável pelo Museu "Wolfgang Weege". Também participam e colaboram Silva Kita e Ademir Pfiffer, ambos historiadores do Arquivo Muncipal "Eugênio Victor Schmöckel".
No dia 9 de março acontecerá propriamente, o 3º Encontro de Músicos da Cultura Alemã, na sede do Botafogo Futebol Clube, na Barra do Rio Cerro, ao lado da Firma Weege (Malhas Malwee). O evento reunirá aproximadamente 100 músicos, os quais irão mostrar a musicalidade e os acordes pelos mais diversos instrumentos, um tributo aos 184 anos de imigração alemã no Brasil.
Não faltará as tradicionais apresentações folclóricas já confirmadas pelo Regenwalde Tanzgruppe, duas de suas categorais. Este grupo de danças germânicas representa a unidade dos calaboradores da Firma Weege (Malhas Malwee) e os moradores jaraguenses.
Um público grandioso está sendo aguardado, para 9 de março, no Botafogo, para apreciar os músicos, musicistas e instrumentistas.



Fonte: Jornal Anoticia - 03/02/2008 - Domingo.

Nome do Evento:Encontro de Músicos da Cultura Alemã
Cidade: Jaraguá do Sul
Quando? 9 de março -2008
Horário: 9 hs - celebração ecumênica (Igreja Protestante e Católica), musicalizado pelos músicos Quartetos Vozes do Vale - Blumenau - SC- 10 hs inicio das apresentações musicais.
Participações do Regenwalde Tanzgruppe - Firma Weege
Local: Botafogo Futebol Clube _ Jaraguá do Sul - SC.


Observação: clicar sobre a barra do link abaixo, para maiores informações e realizar inscrições: Das inscricões:http://valeitapocu.blogspot.com/2007/12/3-encontro-de-msico-da-cultura-alem.html
Como foi o evento em 2007:http://valeitapocu.blogspot.com/2007/03/ii-encontro-de-msicos-da-cultura-alem.htmlhttp://valeitapocu.blogspot.com/2007/03/jornal-correio-do-povo-no-caderno-extra.html
A participação da mulher neste evento:http://valeitapocu.blogspot.com/2007/03/carla-e-ketlin-uma-nova-gerao-de.html
Exposição temática em homenagem aos músicos, em 2007:
http://valeitapocu.blogspot.com/2007/03/exposiao-vai-narrar-histria-dos-msicos.htmlhttp://valeitapocu.blogspot.com/2007/03/instrumento-musical.htmlhttp://valeitapocu.blogspot.com/2007/03/blog-post.html

Para conhecer São Pedro de Alcântara, visitar o site:
http://www.pmspa.sc.gov.br/home/

Nenhum comentário: