Estatística

sábado, fevereiro 16, 2008

Escola de Educação Básica "Julius Karsten", começa o ano com novas cores

A Unidade Escolar "Julius Karsten", no Bairro Rau começa o ano com atraso no calendário escolar dos 200 dias letivos de trabalho efetivo com alunos e professores.
Para a comunidade ter e valorizar a instrução de qualidade, para as crianças e jovens, a Escola "Julius Karsten" oferecerá um espaço físico acolhedor, por meio de reformas e pinturas.
Por meio destas melhorias, centenas de crianças e jovens, distribuídos em três turnos, terão neste novo ano escolar, um ambiente compatível com o quadro de professores qualificados. Esses profissionais poderão buscar suporte pedagógico nos meios tecnológicos, como computadores conectados à internet.
Em 1925, os agricultores da Estrada Nova Retorcida uniram-se e edificaram um prédio escolar de madeira, para que seus filhos tivessem instrução escolar nos moldes da Escola Alemã. Os governos Municipal, Estadual e Federal, nao auxiliaram a iniciativa, para dar as condições, visto que os colonizadores garantissem a instrução elementar para seus filhos.
Foi com esta iniciativa, que surgiu na localidade de Três Rio do Sul - caminho à Retorcida - uma Sociedade Particular, cuja a comunidade contratava o próprio professor, o qual apresentava um programa curricular, segundo os padrões da Língua Estrangeira Alemã.
Todavia, esta iniciativa durou aproximadamente três anos. No ano de 1928 essa Unidade Escolar passa a ser controlada pelo Governo Estadual, que contratava o professor regente de classe e oficializava o ensino, no vernáculo da Língua Portuguesa.
Em 1948, essa Escola Estadual foi transferida, a sede para as proximidades do Salão Hruschka, hoje Comércio Waldemar Rau (in memórian), face a facilitar a locomoção e o acesso da Professora Alvina Karsten Schwedler, a qual tinha limitações físicas.
Como a nova Unidade Escolar foi edificada no terreno doado pelo Senhor Julius Karsten, a mesma passou a contar com a designação do nome do proprietário das terras doadas.
Assim surgiu no Município de Jaraguá do Sul a Escola Isolada "Julius Karsten", que mais tarde pelo crescimento demográfico do bairro foi transformada em Escolas Reunidas, Escola Básica, Colégio e finalmente, Escola de Educação Básica.
Portanto, ao completar 83 anos de fundação, a Escola Estadual "Julius Karsten", passou sua trajetória de existência por significativos momentos, como a Campanha da Nacionalização, a Era Vargas; a Segunda Guerra Mundial; o fim do Regime Democrático e nascimento do Regime Militar; a Era da Nova República, que trouxe ao poder, os políticos como os presidentes, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio da Silva.
Funcionários em pleno trabalho de pintar a fachada externa da Unidade Escolar.
Um cartaz comunica a comunidade o motivo do atraso no calendário dos dias de efetivo trabalho, que envolve alunos, professores e direção.
As cores oficiais do Estado catarinense revela um ambiente leve e colorido, na parte interna do pátio. Um novo telhado dá mais segurança para a clientela.
Um laboratório tecnológico será o principal meio a dar melhores condições de aprendizagem na área de iniciação à pesquisa, nas diversas disciplinas do Curriculo Escolar.

Nenhum comentário: