Estatística

domingo, março 02, 2008

Domingo 9 de março será o dia dedicado aos músicos da cultura alemã em Santa Catarina
Aproximadamente, 150 músicos sobem ao palco do Botafogo Futebol Clube, para homenagear 0s 184 anos de imigração alemã no Brasil e 179 anos de imigração alemã em Santa Catarina.
O evento Encontro de Músicos da Cultura Alemã acontece pela terceira vez consecutiva, visando difundir os valores da cultura musical alemã, bem como homenagear os abnegados músicos, musicistas e instrumentistas. Portanto, esse evento é um tributo aos músicos que fazem da música um instrumento de paz e fundamentam a unidade entre os povos.
Veja a seguir, quais os fundamentos da finalidade do evento:
Art. 2º - O ENCONTRO DE MÚSICOS DA CULTURA ALEMÃ (INSTRUMENTOS DE FOLES, CORDAS, SOPRO E ELETRÔNICO) tem por objetivos:
a)Promover a cultura alemã, seus fundamentos e raízes, através da música, a maior e mais significativa expressão da linguagem;
b) Oportunizar o surgimento de novos valores musicais e resgatar obras de autores expressivos;
c) Fomentar o intercâmbio artístico-cultural entre os músicos formadores da cultura alemã;
d) Comemorar os 184 anos da imigração alemã no Brasil.
Por meio de um acervo fotográfico de minha autoria, veja como foi o evento em 2007.Confira:

Grupo Saudades de Massaranduba (SC), no palco revelou a autenticidade da cultura do instrumento de foles do bandoneon.

Lincon Ponath e seu grupo de músicos de Corupá (SC), participaram em 2007 do evento. São consagrados músicos da cultura alemã e conhecidos pelo rico repertório musical da Bandoneonfest. Em 2008 já confirmaram presença e vale a pena conferir o grupo.

De Guaramirim recebemos em 11 de março de 2007, a presença da diretoria da Sociedade Comercial. Neste ano de 2008, já confirmaram a presença, para prestigiar o evento dos músicos.
A cidade de Joinville, por meio de um grupo organizadores e participantes da Bandoneonfest, de Pirabeiraba, também vieram e marcaram presença, pelas famílias Trapp e Boechold.
Músicos símbolos da cultura do bandoneon: Paulo Cattoni (aprendiz) , Herbert Borchard (óculos) e Alfonso Zilsdorff, ambos músicos respeitados e conhecidos pelo dom musical. Participaram de todas as edições do Encontro de Músicos da Cultura alemã. Em 2008 não poderiam faltar.
O Sr Nelson Laffin de Massaranduba (SC) com seu bandoneon é o músico convidado para o evento de 2008.
Arcisio Tomazelli (bandoneon) e Carlos Fodi (gaita), em 2007 vieram ao Encontro dos Músicos para mostrar a cultura musical do foles, que resite ao tempo.
O grupo de danças germânicas Regenwalde da Malhas Malwee, em 2007 mostrou ao público as danças folclóricas, contribuindo para grandeza da festa. Já confirmaram a presença do grupo de danças, neste evento de 2008.
Irmãos Radoll, de Joinville vieram pela primeira vez ao evento. Todavia conquistaram o grande público que os aplaudio pela qualidade do repertório musical.
Daniel Wischral, estudante do curso de história da FAMEG de Guaramirim e uma senhorita realizaram a secretaria do evento.
Marcio Brosowski, um consagrado músico animou na largada a platéia tocando o Hino de Santa Catarina. Foi tão reconhecido, que o Governo de Jaraguá do Sul, o contratou para a abertura do JASC, para execução do mesmo Hino no bandoneon.
Um grandioso público lotou as dependências do Botafogo Futebol Clube, para conhecer a cultura musical dos músicos, musicistas e instrumentistas.
O casal Meirinch, do Rio do Vale do Rio Luz, também prestigiram o evento. Ewald é um afamado músico de bandoneon.
Sebastião Cordeiro, conhecido por Tiãozinho do Acordeão, também participou com sua escola de formação de músicos, para que o Encontro de Músicos da Cultura Alemã ganha-se visibilidade.
Sebastião Getnerski, veio de Caixa d' Água, Município de Guaramirim(SC), para para enriquecer o evento botafoguense. Músico prático revelou intimidade e domínio pelas artes do foles.
Udo Maas e o filho Waldemar Maas, no palco apresentaram um repertório musical muito apreciado pelo público.
O Catarina da Sanfona de Guaramirim (SC), o mais expressivo embaixador da música rural do Vale Itapocu, apresentou um repertório em homenagem à música germânica.
Udemar Ressner de Blumenau (SC) com o sobrinho. Udemar foi um dos músicos que não conseguiu apresentar-se durante o evento. Mesmo assim fcou até quando o evento terminou. Retorna em 2008, com o seu bandoneon.
Carla e Ketlin já se tornaram celebridades no evento. Desde o ano de 2005 fortaleceram o crescimento do evento, por meio da musicalidade do trabalho que realizam em prol da música alemã.
A Banda Musical Jazz Band Elite de Corupá na sua primeira participação, neste evento revelaram um trabalho musical fundamentado no respeito às nossa tradições. Portanto, em 2008 retornam para apresentar um repertório musical da cultura germânica. Além disso irão executar o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Jaraguá do Sul, para alegria e a satisfação do público.
O Quarteto Vozes do Vale, da região de Blumenau (SC) também irão musicalizar o culto ecumênico, seguido de sua apresentação. O grupo musical tem uma história de trabalho baseado na autenticidade da cultura germânica que representam.
O Grupo Veternos, do bairro São Marcos possui seis instrumentistas. Participaram em 2007 do evento botafoguense. Receberam muitas palmas pelo repertório musical apresentado ao público.
O professor Amaro Neto tem escola musical na cidade vizinha de Guaramirim (SC). Todos os anos participa do evento da cultura alemã, para crescimento da cultura musical.
Marcio Brosowski, com seu bandoneon tocou o Hino de Santa Catarina. Outras músicas do folclore alemão e do folclore brasileiro mostrou ao som de seu instrumento de foles, o bandoneon.
Em 2008 teremos apresentação de instrumento de harpa, da cidade de Massaranduba (SC). A finalidade é aproximar o público desta arte musical.
Os músicos da cidade de Corupá, da Fundação Cultural retornam em 2008, no Botafogo, para mostrar a tradição musical da antiga Hansa Humbold.
Banda Treml, com um grupo de músicos afamados vem pela primeira vez ao Botafogo, para o Encontro dos Músicos da Cultura Alemã. A Banda Treml tem 95 anos de tradição. Portanto sua presença para apresentação está sendo muito aguardada. Traz também, ao evento o maior número de mulheres, que neste Dia 8 de Março comemoram o seu dia.

A família Manerin, de Castro (PR) participarão do Encontro de Músicos da Cultura Alemã, de Jaraguá do Sul.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá ...

Sou Jamilto Kahl de Indaial, gostaria de saber se o Grupo Saudades tem CD pra vender???
Meu e-mail jamilto@gmail.com