Estatística

quinta-feira, março 27, 2008


História da ferrovia de Jaraguá do Sul completa 99 anos

No ano em que a ferrovia completa 99 anos de sua construção em território jaraguaense, a cidade recupera parte dos fragmentos desta história, com a entrega da inauguração da primeira etapa da revitalização do prédio que já foi sede de armazém e da Estação Jaraguá.
O 13 de abril, às 19 horas e 30 minutos entra para a história de Jaraguá do Sul, pois representa um avanço, quando o assunto é revitalizar a memória e o patrimônio da ferrovia, cuja presença na cidade deu sustentação ao progresso e desenvolvimento econômico.
Para revitalizar, o Centro Histórico de Jaraguá do Sul foi necessário construir parceiras com a sociedade civil e a iniciativa privada, que muito investiu para que o Governo Municipal de Jaraguá do Sul, por meio de seus gestores públicos pudessem mediar e facilitar as etapas de execução das obras da revitalização.
O prédio do que foi a sede do armazém e Estação Jaraguá, o qual passa a integrar a área um (01) de preservação e conservação, de edificações de valor arquitetônico e histórico, na paisagem urbana da cidade, portanto, constituindo o Centro Histórico.
Com o espaço revitalizado, um centro de memória deverá ser instalado no local, o qual por intermédio do Projeto de História Oral, do Arquivo Histórico Municipal "Eugênio Victor Schmöckel" possa recuperar a história dos cidadãos modestos, por meio de depoimento oral, que caracteriza a trajetória de vida associada à memória da ferrovia.
Para celebrar tão importante feito no calendário de eventos de Jaraguá do Sul em 2008 foi convidado a Banda Treml de São Bento do Sul, que completou neste ano 95 anos de fundação, cuja história desta banda, através dos acordes musicais, atravessou parte do mundo, quando já realizou uma turnê a Europa.
Vale ressaltar, a ferrovia que compõe o ramal Porto União a São Francisco do Sul, tem uma história de nove décadas e a Banda Treml, também nove décadas de cultura musical. Portanto, somando essas duas experiências, temos duas importantes histórias, para orgulho dos catarinenses.

Nenhum comentário: