Estatística

quinta-feira, março 06, 2008

Noite de tributo à cidade de São Pedro de Alcântara e aos músicos, no Restaurante Armalwee

Mais de 300 convidados prestigiaram a abertura da exposição "São Pedro de Alcântara e a imigração alemã em Santa Catarina", no Restaurante Armalwee, no 05 de março, às 19 horas e 30 minutos.
O evento integra as comemorações dos 184 anos de imigração alemã no Brasil e do 3º Encontro de Músicos da Cultura Alemã.
À noite uma ritualística folclórica ao som da Banda de Musical Carla & Ketlin, com músicos de Massaranduba (Alcides Manke, Atilano Manke e Afonso Roweder). A ritualística folclórica teve por finalidade a integração entre as cidades de Jaraguá do Sul e São Pedro de Alcântara e participaram, a comitiva do Governo alcantarense, o Botafogo Futebol Clube, o Grupo de Danças Regenwalde e o Coral do Centro de Cultura Alemã de Jaraguá do Sul.
Os participantes da ritualística folclórica foram recepcionados com calorosos aplausos, pelo público presente, selando a amizade entre ambas cidades.
O Sr Sidnei Marcelo Lopes, mestre de cerimônia, destacou a importância da cultura germânica, como referencial na música e no folclore.
No ato do cerimonial discursaram, Ademir Pfiffer, Presidente da Comissão Organizadora do 3º Encontro de Músicos da Cultura Alemã; Ellen Annusek, responsável Museu "Wolfgang Weege"; Natália Lúcia Petry, Presidente Fundação Cultural e Sr Ernei Stälen, Prefeito Municipal de São Pedro de Alcântara (SC).
Durante a noite foi oferecido um café colonial e paralelo aconteceram apresentações de dueto de cítara, por meio dos músicos Henrique Menarin e Lúcia Menarin; apresentações folclóricas (Regenwalde e Casa de Cultura alcantarense); apresentação do Coral Centro de Cultura Alemã; apresentação de um vídeo da jornalista Manuela Mendes, que destacou os fragmentos da história de São Pedro de Alcântara; bem como apresentações musicais de bandoneon e acordeon.
Uma exposição paralela ao evento aconteceu, a qual mostrou os aspectos da história de São Pedro de Alcântara, cidade que em 1º de março comemorou 179 anos de fundação, considerada berço da imigração alemã de Santa Catarina.
Com esta primeira noite, o evento do Encontro de Músicos da Cultura Alemã afirma-se como um dos mais importantes acontecimentos do calendário da cultura musical da cidade de Jaraguá do Sul, ligado à música alemã.

Ademir Pfiffer – Presidente Comissão Organizadora 3º Encontro de Músicos da Cultura Alemã

Vista parcial do Restaurante Armalwee, onde aconteceu a recepção à comitiva da cidade de São Pedro de Alcântara (SC), quando as autoridades do Governo Municipal e os convidados foram homenageados pela Empresa Malhas Malwee e o Botafogo Futebol Clube (Encontro de Músicos da Cultura Alemã). A Bandeira botafoguense em Jaraguá do Sul é um dos ícones da cultura germânica, que reuni anualmente, os associados e convidados, apreciadores das tradições da cultura do tiro ao alvo.

Reguenwalde, o grupo de danças germânicas da Empresa Malwee, também participou da ritualística folclórica de homenagem à cidade de São Pedro de Alcântara (SC).

Um expressivo número de associados do Botafogo Futebol Clube compareceram à sede da Armalwee, para homenagear São Pedro de Alcântara, a primeira Colônia Alemã de Santa Catarina, fundada em em 1829.
Lucia Menarim e o filho Henrique vieram da cidade de Castro (PR) , para prestigiar e enriquecer o evento, por meio dos acordes de cítaras.
O Grupo de Danças Folclóricas de São Pedro de Alcântara trouxe ao palco da Armalwee, por meio da juventude e dos trajes, o espírito festivo das tradições germânicas daquela cidade.
Congraçamento, entre as cidades de São Pedro de Alcântara e Jaraguá do Sul, através da dança da integração. O público participou e o evento tornou-se uma grande família de catarinenses, reunida pela cultura germânica.
O Coral do Centro de Cultura Alemã de Jaraguá do Sul, também se fez presente no evento do Restaurante Armalwee.
Uma pausa pra registrar para a posterioridade, o trabalho de Ellen Annuseck, curadora da exposição "São Pedro de Alcântara e a imigração alemã em Santa Catarina", que também organizou a cermônia no Restaurante Armalwee. Os convidados e homenageados ficaram lisongeados com tamanha festa.
Outros integrantes do Regenwalde, com trajes de outra cor, também apresentaram coreografias folclóricas, por ocasião da noite festiva de homenagens a primeira Colônia Alemã, de Santa Catarina.
De São Bento do Sul recebemos Marcio Brosowski, considerado o "embaixador" da cultura musical do bandoneon, de Santa Catarina. Aqui ao lado de Manuela Mendes e o Prefeito de Antonio Carlos (SC).
O menino João Paulo Dechert, da Escola Municipal "Alberto Bauer" foi a revelação da noite com o seu acordeão. Por meio deste instrumento de foles, mostrou o seu dom musical e o seu conhecimento pela cultura musical germânica.

Nenhum comentário: