Estatística

quarta-feira, fevereiro 08, 2017

Schützenbier X 28ª Schützenfest em Jaraguá do Sul – 07



Publicado em 22 de out de 2016
Certamente 22 de outubro de 2016 entrou para a história cultural do Vale Itapocu, pois aconteceu a noite de lançamento da marca de cerveja, a Schützenbier pelas três cervejaria já consagradas no mercado de Jaraguá do Sul e entorno: Königs Bier, karsten e Maestro.
O concorrido evento foi no bairro Água Verde na sede da Cervejaria Königs Bier, cujo público teve oportunidade conhecer a sede de um centro de empoderamento da produção da cerveja artesanal , o seu acervo tecnológico e industrial.
Concomitantemente, no evento cultural, preparação para a 28ª Schützenfest esteve no evento, a primeira banda da Alemanha (Germany), que em 1991 abrilhantou a Festa dos Atiradores.
Os primeiros contatos à época ficaram a cargo do Senhor Ademar Frederico Duwe, que através do Senhor Edmund Jordan morador da cidade Löffingen, que veio com um grupo de músicos à cidade Pomerode, em 1990, abrilhantar a Festa Pomerana. Assim, neste evento surgiram os contatos do Senhor Duwe e o Senhor Jordan.
Véspera da abertura da 28ª Schützenfest Banda Markgräfler retornou ao Brasil, através dos contatos da Senhora Rubia Friedmann Torres.
Todavia, a noite cultural também foi abrilhantada pela Banda Die Tal Buben de Jaraguá do Sul, assim coroando o evento pela qualidade musical das músicas do repertório tradicional e germânico.
A Acstvi, os representantes das sociedades de tiro, grupos folclóricos e Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, conjuntamente, com as três cervejarias locais, novamente se empenharam para dar a largada no evento da Festa dos Atiradores com iniciativas criativas, atrativas e de caráter histórico-cultural, salvaguardando o Patrimônio Cultural do Schützenverein e Schützenfest, com envergadura, em defesa da afirmação da identidade germânica em território catarinense. Dessa forma, gerando renda e empregabilidade para os jaraguaenses.

Ademir Pfiffer - Historiador

Nenhum comentário: