Estatística

quinta-feira, fevereiro 09, 2017

80 anos do Hospital São José de Jaraguá do Sul – 01



Publicado em 5 de nov de 2016
O Hospital São José de Jaraguá do Sul (SC) foi à Praça Angelo Piazera, no Dia da Cultura, em 5 de novembro, para celebrar os 80 anos de fundação que serão festejados em 22 próximo.
A entidade associativista e hospitalar foi fundada em 1936 e instalado o prédio em alvenaria, na colina da propriedade da família Czerniewicz, tendo como mantenedora a Sociedade Divina Providência e associada, a Comunidade Evangélica Luterana no Brasil.
Atualmente, a entidade está com modernas instalações na lateral da rua Marechal Deodoro da Fonseca ( rua Dr Waldemiro Mazurechen), desde a década de 50.
Aos funcionários da instituição hospitalar, de elevada capacidade altruística e dedicação à causa da saúde, os cumprimentos pela organização do evento em praça pública.
O evento trouxe parte dos profissionais da saúde, que revelaram a missão da instituição social à serviço da coletividade, com tradição, respeito, profissionalismo, ética, outros.
Para mostrar à comunidade a razão do evento comemorativo foi trazido os elementos que simbolizam a identidade cultural e germânica da cidade como o canto Coral Juvenil da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, de Rio Cerro II (comunidade teuto-brasileira e pomerana), da Paróquia Cristo Salvador, Banda Die Tal Buben.
Lembrando, que as irmãs religiosas e médicos que já trabalharam no passado na entidade hospitalar, muitos eram da Alemanha (Germany).
Assim, um livro fruto de pesquisas documentais será lançado pela historiadora Silvia Toassi Kita (Arquivo Histórico Eugênio Victor Schmöckel) e pela professora Olga Piazera Majcher (ex-diretora da EEB – Roland Harold Dornbsuch).

Ademir Pfiffer – Historiador

Nenhum comentário: