Estatística

segunda-feira, fevereiro 06, 2017

Königfest de Arno Radünz: raiz, tradição e germanismo em terra brasileir...



Publicado em 4 de set de 2016
A Sociedade Aliança de Rio Cerro II, na Rodovia Wolfgang Weege realizou em 03 de setembro o evento do schützenverein. Trata-se da difusão do associativismo do lazer social e cultural, que de longa data é atividade marcante nesta comunidade remanescente de pomeranos e alemães brasileiros.
O Senhor Arno Radünz foi o rei (könig), cuja corte foi completada pelos senhores Eno Rux (1º cavalheiro) e Eno Kopch (2º cavalheiro).
Pelas 13hs e 30 min iniciou o evento e pelas 14hs e 45 min aconteceu a ritualística folclórica da busca das majestades pela Banda Versalles do bairro João Pessoa, sob o comando de Gerson Hornburg.
A festa foi um ponto de sociabilidade social e cultural, pois as famílias remanescentes se encontraram para referenciar o rei e sua corte, bem como compartilhar a admiração, respeito, carinho e fortalecer os laços de amizades, como rege a tradição.
Um café colonial foi oferecido aos associados, familiares e convidados, sendo a especialidade da cozinha germânica. Assim, a senhora Gatti Ehlert e sua equipe de trabalho culinário organizaram um conjunto de iguarias. Essas iguarias revelaram o potencial do patrimônio intangível desta comunidade.
Enquanto que, o grande público dançava na pista de dança, nos fundos da entidade associativista aconteciam as competições de tiro para proclamar as novas majestades, para o ano de 2017.
No final do evento o rei o “Seu” Arno Radünz com sua corte foram incorporados ao grupo de associados, para realizar a ritualística folclórica de encerramento, proclamação e sagração das novas majestades.
É importante salientar, que o evento da Sociedade Aliança continua sendo referência do patrimônio intangível e folclórico, na defesa da identidade de Jaraguá do Sul pelo seu caráter de autenticidade e preservação do legado cultural da comunidade. 
Ademir Pfiffer - Historiador

Nenhum comentário: