Estatística

quarta-feira, fevereiro 08, 2017

Schützenbaum, folclore e cultura na véspera da Schützenfest - 01



Publicado em 15 de out de 2016
A ritualística folclórica do Schützenbaum aconteceu neste sábado na estação da primavera. O evento é uma parceria entre a Fundação Cultural e a Associação de Clubes Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu visando abrir os festejos da 28ª Schützenfest (Festa dos Atiradores), a mais expressiva no Brasil pela importância histórica-cultural.
O cortejo partiu da Fundação Cultural (Museu da Paz), pelos logradouros da avenida Getúlio Vargas, Marechal Deodoro da Fonseca e aportou na Praça Angelo Piazera, defronte a unidade museológica Emílio da Silva.
Participaram 15 instituições associativista em defesa do Patrimônio Cultural do tiro ao alvo dos municípios da Amvali (Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder e Corupá). Além disso, também participaram do evento cultural, a Rede Feminina de Combate ao Câncer (movimento Outubro Rosa) e a Liga Regional dos Grupos Folclóricos.
A ritualística folclórica do Schützenbaum é uma adaptação do Maibaum, a Festa da Árvore de Maio, na primavera do Hemisfério Norte, na Alemanha. Mas, no Brasil, de modo particular foi adaptado para véspera do evento da Schützenfest.
Através desta referência da ritualística folclórica o evento chama a atenção da cidade para a festa que acontecerá em novembro, no Pavilhão de Evento do Município de Jaraguá do Sul (SC).
Segundo a Unesco, Patrimônio cultural imaterial compreende “as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados e que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural”.
Através deste evento, Acstvi e a Fundação Cultural de Jaraguá do Sul enaltecem a cultural e o folclore local e regional. Dessa forma é representando, salvaguardando e recriando o patrimônio dos antepassados, para a cidade revelar o seu potencial de valorizar as tratativas desse evento. O mesmo tem o propósito de difundir o turismo como fonte agregadora, cadeia de serviços e empregabilidade, durante o evento da Schützenfest, que têm suas raízes no movimento do schützenverein, que é difundido nas sociedades e clubes, há mais de um século.

Ademir Pfiffer - Historiador

Nenhum comentário: