Publicado em 10 de set de 2016
Um dia esperando pela comunidade de Rio Cerro II, município de Jaraguá do Sul (SC), pois era o dia da festa do tiro rei do Senhor Ruy Utpadel.
O Senhor Ruy Utpadel, desde os anos 50 participa do associativismo do patrimônio do Schützenverein, em Rio Cerro II, nas sociedades Aliança e Alvorada.
Essa cultura de influência europeia é um símbolo da manifestação cultural da comunidade remanescente do povo germânico (alemães e pomeranos), que ainda sobrevive em tempos modernos em Santa Catarina.
A festa do “Seu” Ruy como é conhecido, carinhosamente, no meio esportivo e cultural foi regada pela tradição folclórica, como a marcha de busca das majestades, o rei e os seus respectivos cavalheiros, Amauri Mathias (1º cavalheiro) e Aginaldo Rüdeger, acompanhados dos bandeireiros.
O evento contou com a musicalização da Banda Safira do Estado do Rio Grande do Sul, que abrilhantou o evento através de repertório “fm”, músicas tradicionais e folclóricas da cultura germânica.
Além disso, a família do rei do tiro organizou um café colonial para marcar o evento pela tradição gastronômica (rocambole, cucas, bolos Kochkesse, Hering broth, outras iguarias) e folclore, que marcou a memória e a história da cidade.
Ainda hoje, é uma das melhores opções de lazer social e cultural é a manifestação das festas de tiro rei, nas comunidades remanescentes da presença pomerana e alemã, em território brasileiro, cujos traços dessa singularidade é a identidade cultural do município.
Através desta festa, a Sociedade Alvorada continua sendo um centro gravitacional e de difusão permanente da cultura tangível e intangível de expressão do germanismo, no Sul da América.
Homenagem do Senhor Kurt Hasse ao könig, Ruy Utpadel.
Ademir Pfiffer – Historiador
Nenhum comentário:
Postar um comentário