Estatística

sexta-feira, dezembro 28, 2007

Capas de discos de vinil que estampam memórias músicais

Uma volta ao passado da cultural musical germânica, por meio das capas de discos de vinil, sugere reflexões. O conjunto das imagens digitais mostradas, também convidam os visitantes do blog a contar suas memórias relacionadas à música, insturmentistas de metais e bandas.
Além disso, as capas dos discos mostram imagens patrimoniais e paisagísticas, do meio urbano das cidades catarinense. Confira e de sua contribuição por meio de seu comentário:


Esta imgem mostra o layout da principal praça da cidade de Rio Negrinho. A história e a memória da Banda se cruzam, no correto desta praça.

A imagem lembra que os músicos desta banda musical tinha bom pulmão de aço.

O uniforme dos músicos de instrumentos de metais desta banda, ficaram muito conhecidos em Jaraguá do Sul, entre os anos 60 e 70, quando esta banda abrilhantava as grandiosas festas do Espírito Santo (Tiro Rei), do Clube Atlético Baependi.

Esta banda foi signficativa para os salões promotores das festas de reis do tiro ao alvo, tanto, no Vale do itajaí e Vale do Itapocu. Por onde abrilhantavam os bailes e domingueiras, cativavam uma geração de dançarinos.

Quem não lembra do Sr luso e calvo, conhecido popularmente pelo nome de Edemir de Souza? este comunicador de rádio e tv foi um dos grandes baluartes e incentivador da cultura musical alemã no Vale do Itajaí. Além comunicador, também organizou discos de vinil, reunindo o melhor repertório musical de nossas bandas alemãs.
A edificação da antiga Casa Mellmann, atualmente Loja Havan, no passsado serviu de cenário para as capas de disco das famosas bandas de músicas alemãs de Blumenau.
Esta banda jaraguaense atravessou as fronteiras do território catarinense, em nome da cultura musical alemã. Tempo que foi. Todavia, grandes memórias e histórias ficaram no imaginário coletivo do Vale do itapocu.
Orquestra Edelweis, atualmente continua em plena atividade. As imagens estampadas neste disco de vinil, traduz a cultura da musicalidade da cidade de São Bento do Sul (SC).


Esta imagem é inquietante, pois instiga saber a origem desta famosa orquestra e o patrimônio arquitetônico estampado na capa do disco de vinil. Alguém saberia apontar o local do casarão?

2 comentários:

Henrique Fendrich disse...

Adorei ver a capa de discos da Banda Treml. Meu vô tocou por 35 anos nela, e está nessa foto ali. Sou muito interessado no que se relacionada a história dela e a história de São Bento do Sul em geral. Parabéns pelo blog.

Guaramirim disse...

Sinceramente estou contente pelo fato do blog gerar interesses coletivos e de memórias. Obrigado!
Ademir