Vale do Ribeirão Grande do Norte, sede da colheita da uva em Jaraguá do Sul
Esta localidade rural de Jaraguá do Sul está ao Norte da cidade, na área de terra considerado no passado domínio da Colônia Dona Francisca. É nesta comunidade, que há a presença da colonização italiana, desde as primeiras décadas do século XX. Com a presença dos italianos, novos hábitos foram incorporados, como a introdução da cultura do plantio da uva.
Apesar da região do Vale do Itapocu não possuir um clima favorável para este plantio, o homem italiano foi persistente, pois, ao logo dos anos descobriu a melhor qualidade que sobreviveria, para o plantio no clima quente, principalmente de verão.
Atualmente, temos o privilégio, todos os anos no mês de janeiro, colher uvas em Ribeirão Grande do Norte, igual aos que habitam a região do Oeste catarinense e da Serra Gaúcha.
As caixas revelam a riqueza econômica, ainda ínvesivel na economia de Jaraguá do Sul. A uva é uma cultura viável na agricultura. Por que ainda há resistência de explorá-la como uma produção de sustentabilidade para os produtores rurais de pequeno porte?
A paisagem lembra algum rincão da velha Europa, cujo Continente tem o plantio, principalmente, de vinhedos.
Vídeos:
http://br.youtube.com/watch?v=qFfw9K3BOp4 - O parreral
http://br.youtube.com/watch?v=YmBSclir3MA - A estrada de acesso ao parreral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário