Estatística

sábado, dezembro 29, 2007

Vale do Ribeirão Grande do Norte, sede da colheita da uva em Jaraguá do Sul

Esta localidade rural de Jaraguá do Sul está ao Norte da cidade, na área de terra considerado no passado domínio da Colônia Dona Francisca. É nesta comunidade, que há a presença da colonização italiana, desde as primeiras décadas do século XX. Com a presença dos italianos, novos hábitos foram incorporados, como a introdução da cultura do plantio da uva.
Apesar da região do Vale do Itapocu não possuir um clima favorável para este plantio, o homem italiano foi persistente, pois, ao logo dos anos descobriu a melhor qualidade que sobreviveria, para o plantio no clima quente, principalmente de verão.
Atualmente, temos o privilégio, todos os anos no mês de janeiro, colher uvas em Ribeirão Grande do Norte, igual aos que habitam a região do Oeste catarinense e da Serra Gaúcha.

As caixas revelam a riqueza econômica, ainda ínvesivel na economia de Jaraguá do Sul. A uva é uma cultura viável na agricultura. Por que ainda há resistência de explorá-la como uma produção de sustentabilidade para os produtores rurais de pequeno porte?

Vista parcial do local aonde se produz uvas e grama. Nos fundos a Mata Atlântica complementa a paisagem formando um entorno de muito verde.
O verde da Mata Atlântica, influência o clima para que nesta região, o cultivo de uvas sejam produtivas e um atrativo econômico ao homem do campo.
Colher uvas em um parreral, no Vale do Itapocu constitue-se uma arte rara de valor rural.
Crianças são atraídas para conhecer e participar da colheita da uva. Um exercício significativo e de aprendizado para as novas gerações.
O parreral apresenta um aspecto de cuidados e monitoramento técnico, para que o turista seja atraído pela qualidade do ambiente e das frutas.
Este conjunto de cachos formam um rico cenário que enche o olhar dos visitantes. Pela mente circula um pensamento: isto é em Jaraguá do Sul?
São várias fileiras com centernas de pés de frutas, que proporciona ao visitante momentos de encontro com a natureza e a vida rural.
Parece cenário da Serra Gaúcha e partes do cenário do filme "O Quatrilho". Por aqui, a beleza da natureza proporciona um cenário para cinema.
Olhar em todas as direções, neste parreral estimula o visitante a encontrar os melhores e maiores cachos de uvas.


A paisagem lembra algum rincão da velha Europa, cujo Continente tem o plantio, principalmente, de vinhedos.

Vídeos:

http://br.youtube.com/watch?v=qFfw9K3BOp4 - O parreral

http://br.youtube.com/watch?v=YmBSclir3MA - A estrada de acesso ao parreral.

Nenhum comentário: