Estatística

quarta-feira, maio 28, 2008

Suábios Húngaros ou Suábios do Danúbio, a partir de hoje tem sua trajetória em livro

Centenas de convidados prestigiaram no Museu WEG, na Avenida Getúlio Vargas, o lançamento do livro "Colônia Húngara no Jaraguá", de autoria dos educadores Olga Piazera Majcher, Alcione Macedo Canuto e Sidnei Marcelo Lopes, tendo a Designeditora, na pessoa de Carlos Henrique Schroeder, os serviços de editoração.
Além da participação do público, a Associação Húngara e os membros do Grupo de Danças Dunántúl, que inclusive cantaram uma belíssima canção na Língua Estrangeira Húngara, na interpretação de Rogério Finta e Claudia Ersching Kitzberger.
Os três autores do livro, também expressaram-se aos convidados, enaltecendo a cultura húngara e teceram os agradecimentos a todos que contribuíram para o êxito da pesquisa (memória oral, fotográfica), a qual resultou num volumoso e ilustrado livro.
O livro narra a trajetória dos imigrantes suábios húngaros na região da Grande Garibaldi, cuja região foi área de concentração deste grupo étnico, desde de 1891.
Uma coleção de fotos, a seguir documenta a noite sublime, que entra para história de Jaraguá do Sul, no ano que a cidade comemora 132 de fundação e 117 anos de presença suábia húngara.

O Professor Balduino Raulino recebeu um livro autografado da Professora Alcioni Macedo Canuto, em reconhecimento ao seu trabalho de revitalizar a história dos suábios húngaros, em Jaraguá do Sul (SC).
A Senhora Claudia Ersching Kitzberger, a atual Presidente da Associação Húngara recebeu de Olga Majcher Piazera, o livro da saga do suábios húngaros, na Estrada Garibaldi.
Os descendentes e simpatizantes dos suábios húngaros, juntos cantaram uma canção húngara, a qual é um tributo a história de imigração deste grupo étnico no Brasil, há mais de um século.
Os autores do livro receberam flores pela belíssima história narrada em livro, cuja noite tornou-se um marco na história do Brasil e da Hungria.
Um grandioso público tomou as dependências do Museu WEG, para conhecer a publicação do livro, cuja narrativa mostra a expressão significativa dos suábios húngaros, no Vale do Itapocu, agora documentada para a posterioridade.
A Senhorita Marilene Giese, atual Diretora da Fundação Cultural em Exercício, com Sidnei Marcelo Lopes recebendo um exemplar do livro, que vai ampliar o conhecimento da cidade jaraguense.
Autores brindam com o Sr Flávio Brunagno (editor Semanário Jornal do Vale do Itapocu), esposa e amigos, o livro que revitaliza a história da imigração húngara.
O Ex-Deputado Estadual Dionei Walter da Silva foi um dos convidados para a noite de autográfo.
O Sr Mario Wasch, ex- Presidente da Associação Húngara, que viajou a Hungria em 2001, com a comitiva do Grupo de Danças Dunántúl, também foi lembrado e homegeado com um exemplar.
O fotográfo Altamir Ricardo Piermann (Sabonete) junto a família do Professor Sidnei Marcelo Lopes, um dos autores do livro lançado.
O Professor Balduino Raulino festejou o livro, pois o mesmo faz parte desta história, embora seja um cidadão de origem italiana.
Denise Hen, Joice Correia, Claudia Ersching Kitzberger e Charlene Kitzberger Preuss, juntos brindando a conquista do livro, que colocou nas páginas de Jaraguá do Sul, a visibilidade e a contribuição dos imigrantes suábios húngaros, nesta terra de todos.

Nenhum comentário: