Estatística

quarta-feira, maio 07, 2008

10 de maio, o diário Correio do Povo comemora 89 anos

Em 1919 foram fundados dois importantes jornais no Brasil, O Jornal (Rio de Janeiro) e o Correio do Povo ( Jaraguá/SC). O primeiro circulou até o ano de 1974 e o segundo continua circulando até o presente momento, na região do Vale do Itapocu, com sede em Jaraguá do Sul, a “Pérola do Vale”.
Atuando durante 89 anos, o jornal mantém os princípios norteadores da imprensa atuante, transparente à serviço do jornalismo sério e responsável, colocando a cidade de Jaraguá do Sul no cenário do jornalismo catarinense e brasileiro, com destaque. Todavia, a existência do jornal está associado a experiência de homens com visão ampla da sociedade de cada época, destacando-se o Srs Venâncio da Silva Porto ( 1919 – 1922); Artur Müller ( 1923 – 1936); Honorato Tomelin (1937 –1957); Eugênio Victor Schmöckel (1958 – 2004); Yvonne Alice Schmöckel (2005 – 2007) e Walter Janssen Neto ( 2007...). Além desses personagens destacaram-se outros importantes interlocutores, entre o quais os Srs Paulino Pedri, gerente comercial; Augusto Sylvio Prodöhl, redator; Mario Tavares da Cunha Mello, também diretor e redator; Waldemar Grubba, Leopoldo Reimer, Murillo Barreto Azevedo e Fidélis Wolf, foram sócios cotistas da empresa jornalística.
Entre todos apontados, a Sra Yvonne destacou-se como a única mulher representante na história dos 89 anos deste mais importante jornal, genuinamente jaraguaense. Yvonne, formada na área de Letras, cumpriu com empenho e competência, por um curto período a direção do semanário, que em sua gestão passou a ser diário, além de passar por grande desafio quando o seu estimado pai, Eugênio Victor Schmöckel, de renome e prestígio veio a falecer em 17 de maio de 2004, causando profunda perda para imprensa e a história catarinense.

Ao longo dos 89 anos, o Correio do Povo testemunhou e produziu importantes notícias que se tornaram história na imprensa regional e catarinense. Na década de 20, notícias diversas narravam a edificação da Sociedade Atiradores Jaraguá e o movimento em prol da construção da Escola Abdon Batista e do Hospital São José. Nos anos 30 foram registrados o movimento de emancipação política do distrito de Jaraguá e o movimento integralista. Na década de 40 o destaque foi a Segunda Guerra Mundial e as conseqüências para a região, como o envio de inúmeros jovens para integrar a FEB.
Todavia, nos 50 acontecimentos locais mais evidenciados foram a explosão da fábrica de pólvora, as disputas políticas e a morte do Sr Artur Müller, célebre homem pensante. Após esse fato entra no cenário do jornalismo, o Sr Eugênio Victor Schmöckel, o qual durante quase 5 décadas noticiou com propriedade e autenticidade, o crescimento, a evolução econômica e os aspectos históricos de Jaraguá do Sul e do Vale do Itapocu, com notoriedade de um exímio pesquisador.
Atualmente, o diário constitui-se uma excelente opção de leitura, destacando-se pela variedade de colaboradores, colunas informativas diversas, as quais revelam o dinamismo e a pluralidade do seu jornalismo atuante.
Ademir Pfiffer e Silvia Regina Toassi Kita
Historiadores
Arquivo Histórico Municipal “Eugênio Victor Schmöckel”

Nenhum comentário: