Estatística

terça-feira, maio 20, 2008

8ª Bandoneonfest, tradição musical pelas artes do foles

No domingo 18 de maio, na Sociedade Rio da Prata, em Pirabeiraba, Município de Joinville (SC) realizou-se a 8ª Bandoneonfest, com a finalidade de difusão da cultura germânica, a qual tem no instrumento de foles a maior expressão musical.
Um expressivo número de músicos e musicista foram aos dois palcos da Sociedade Rio da Prata. Durante todo dia o movimento envolvia músicos amadores e profissionais, que se confraternizaram e mostrando que o patrimônio do bandoneon continua sendo a marca da cultura musical alemã, no Sul do Brasil.
A Comissão Organizadora empenhou-se na divulgação e atraiu um público grandioso de aproximadamente quatro mil pessoas, as quais conheceram e apreciaram a mais significativa festa da cultura germânica da “Cidade dos Príncipes”.
A seguir um conjunto de imagens revelam alguns dos flagrantes desta festa, para todas as gerações e idades:

Tributo musical, ao bandoneon que desde 1850, na Colônia Dr Blumenau foi um dos primeiros instrumentos musicais, para abrilhantar festas de casamentos, escolas (Escola Alemã), igrejas e outras. A Sociedade Rio da Prata é a guardiã das tradições da cultura germânica (pomerana e alemã), em Santa Catarina. A edificação da instituição tem características teuto-brasileiro, cujo prédio e as instalações são próprias para esta festa.
Os grupos de músicos tocadores de bandoneon abrilhantaram a tarde dançante, ao som dos melhores acordes musicais, levando o público a uma volta ao inicio da história da Colônia Dona Francisca.
Grupo 18 de Maio abrilhantou com vigor musical, um repertório de ricos acordes, promovendo a integração entre os visitantes à festa. Agradou muito pelo rigor da tradição musical que mantém e receberam aplausos pela significativa difusão em prol da preservação do legado cultural da cidade de Joinville.
Guilherme Boecholdt, um jovem de talento musical, que emplacou no palco com uma coleção de músicas da cultura musical alemã. Por onde apresenta-se nos palcos, com o seu bandoneon, o rapaz coleciona admiradores do seu trabalho e recebe aplausos, um incentivo para seu talento musical.


Breno Schneider (Os Futuristas/Ijui/RS) e um rapaz com um medonho instrumental musical encantaram o público pela boa música.
Este grupo de músicos com instrumentos de cordas e foles, encantaram o público pelo ritmo frenético desencadeados no palco.
Os Irmãos Radoll foram ao palco principal merecidamente, pois há anos contribuem para o aprimoramento da cultura musical alemã.

Para encerrar a festa do bandoneon, o Trio Edelweiss. O grupo trouxe ao palco, a tradição do folclore alemão por meio do foles e das cordas. O público, ao finalizar o evento deu-se por vencido e retorna em 2009, quando uma nova festa vai acontecer na Sociedade Rio da Prata.

Nenhum comentário: