Estatística

segunda-feira, maio 05, 2008

FECARROZ, uma festa com atrativos culturais e rurais, no Vale do Itapocu

Desde o ano de 1986, a Capital Catarinense do Arroz, a cidade de Massaranduba (SC) organiza e realiza a FECARROZ, com o propósito de difusão da principal cultura agricola, que é ainda a principal fonte de renda e arrecadação do Município.
A festa teve diversos atrativos, entre os quais destaca-se um parque de exposição temático, onde aconteceu exposição de equipamentos e máquinas, assessórios e peças para instrumentos agricolas, automóveis e caminhões, entre outros.
A festa recebeu contornos da cultura rural e pecuária, uma exposição de caprinos e bovinos aconteceu numa grandiosa tenda.
Nesta edição de 2008, a FECARROZ teve dois desfiles, as quais foram organizados na Rua 11 de Novembro, principal da cidade, onde foram enaltecidos a cultura do trabalhador rural e do arrizicultor, tendo a musicalidade da cultura germânica para abrilhantar.
As fotos a seguir registram alguns dos fragmentos desta festa, que é tributo aos colonizadores e aos atuais colonos da cultura do arroz:
A letra "M" em Massaranduba caracteriza uma história de colonização centenária e européia, a qual teve sustentáculo na cultura agricola do arroz irrigado.
Um mapa visualizava, os indicadores e os atrativos do parque temático, cujos espaços foram ocupados pela força da indústria.
Entrada principal de acesso para o público circular no parque temático, o qual atraiu a atnçao do visitante, principalmente, o produtor rural.
O desfile do Mai-Baum, foi uma referência à cultura da colonização alemã, que ramificou-se nas diversas localidades do Município.
No palanque oficial, no Estádio Erich Rode, o Prefeito Davio Leu discursando enfatizou a cultura dos nossos atepassados e prestigou também no discurso, o homem rural, por sua força de trabalho no campo.
O Clube do Carroceiro, através dos associados participaram do desfile de rua e trouxeram a FECARROZ, a musicalidade pelo acordeons, bandoneons e saxofone.
A música do foles trouxe ricas recordações ao evento. Os músicos massarandubenses, portanto enriqueceram a festa com a música folclórica.
Carroças de tração animal de diversos tipos, estacionaram no campo de futebol, mostrando a cultura da carroça em tempos moderno.
Associados do Clube do Carroceiro





Nenhum comentário: