Estatística

sexta-feira, maio 02, 2008

Schützenverein Guarany, tradição do tiro esportivo no Vale do Rio da Luz

A data de 26 de abril foi significativa para os associados do Guarany, cuja Sociedade Esportiva realizou sua tradicional festa de Tiro Rei masculino e feminino. Por longos anos a Sociedade Esportiva vem difundido a cultura do tiro esportivo, visto a preservar a tradição e o folclore, desde os primórdios da colonização, que ocorreu no final do século XIX.
O Vale do Rio da Luz (Lado Pequeno) ainda guarda as tradições e os costumes das culturas alemã e pomerana, neste inicio do terceiro milênio.
O casal Almir Liesenberg e Jucimara Liesenberg foram os afitriões desta tradicional festa do mês de abril, que se realiza a cada ano. Com muita simplicidade e dedicação, o casal seguiu as regras estatutárias da Sociedade Guarany e fez uma festa, sem luxo, mas de rico agrado social e cultural, cujos convidados compareceram em peso, para o engradecimento da tradição e do folclore, do Vale do Rio da Luz.
A banda de música Samuray, veio da cidade de Rio do Sul (SC) e a qual teve a responsabilidade de abrilhantar a festa.
Veja por este acervo fotográfico os detalhes desta festa folclórica e cultural:

Mesa farta, com lanche a moda antiga, pães "ximiados", cucas e bolos, foram confeccionados, para o agrado do paladar dos convidados.

As competições de tiro foram realizadas com a finalidade de disputar o novo Rei e a nova Rainha do Tiro ao Alvo, para o ano de 2009.

Associados de uniforme nas cores preto e branco, misturados aos convidados, ouviram o mestre de cerimônia, o Sr Werner Siewert, o qual enalteceu as majestades e suas respectivas princesas e príncipes. Durante um ano fizeram a guarda da tradição, organizando-se para realizarem uma boa festa, à sociedade e sócios, a qual pertencem. As majestades com respectivo príncipe e princesas, portando faixas nas cores da antiga Bandeira da Pomerânia, próximo à sociedade foram conduzidos ao recinto festivo, para receber as honras da casa.

Músicos e bandeireiros em forma conduzem a ritualística folclórica em ritmo de marcha, em direção à sede social.
Disciplina e ordem são os indicadores de uma boa marcha, cujo momento marca o ponto mais signficativo da tradição da cultura do Tiro Rei e Rainha.
O Sr Werner Siewerdt por várias décadas voluntariamente realiza a ritualística de busca das majestades do Tiro Rei e Rainha. Ele pertencente à etnia pomerana, sabe realizar com simplicidade o comando de uma marcha, em ritmo musicalizado.
Nota 1: 2º. Cavalheiro,Almiro Weiss e 2ª Princesa Dirce Weiss.

Nenhum comentário: