Estatística

quinta-feira, agosto 31, 2006

Schützenfest - uma festa popular dedicado aos que veneram e respeitam a cultura do tiro ao alvo


Todo ano no mês de outubro acontece a tradicional Schützenfest, no Vale do Itapocu, precisamente, na cidade de Jaraguá do Sul.
A festa é muito bem organizada e apresenta ainda algum perfil da história dessa manifestação cultural, ligada as competições do tiro ao alvo, cuja tradição originou-se em solo europeu, durante a Idade Média (Idade das Trevas). No transcorrer do século XIX, a partir da chegada da imigração alemã no Sul do Brasil, ela ramificou-se em terra brasileira, nas colônias rurais e aqui sobrevivem até o inicio do terceiro milênio, representando assim a cultura teuto-brasileiro.
No Vale do Itapocu, as tradicionais festas de tiro ao alvo sempre mantiveram um perfil fiel ao seu propósito. Enquanto tradição difundida em cada comunidade, nos tradicionais salões de bailes, a tradição mantém a originalidade, o caráter do lazer social e cultural, que preenche uma lacuna na vida do cidadão.
Em 1989, a festa tornou-se um evento que passou a congregar todos os clubes, do Vale do Itapocu, dos municípios de Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim, Massaranduba e Schroeder.
Como todo inicio, a festa dos atiradores aparentava só alegria. Com o decorrer dos anos, a festa passou a sofrer deteriorações no repertório musical, gastronômico e folclórico.
A velha guarda, os competidores de tiro ao alvo, aos poucos foram sendo descartados, pois alguns dos principais idealizadores ao perceber os novos rumos que a festa tomou, preferiram levantar acampamento e se excluir. A festa que era grandiosa, gradativamente perdeu o seu significado e o seu caráter cultural.
Hoje, o que se faz busca se corrigir são os erros, que se acumularam e deram origem a uma outra festa, ou seja, a festa do lucro para uma minoria, que faz a ditadura e proclamam-se os defensores da tradição do tiro ao alvo somente no mês de outubro de todos os anos.
O lazer social da tradição e cultura do tiro ao alvo, ainda passa obrigatoriamente pelo Clube de Caça e Tiro, na região do Vale do Itapocu. Essa manifestação é mantida viva principalmente nas comunidades rurais, por alguns motivos: manter as tradições dos antepassados, o espírito esportivo e o folclore. Além do mais a festa continua sendo uma rica manifestação popular, longe do caráter aristocrático e do consumo exagerado, como acontece na festa regional, a Schützenfest.
Com 17 edições já realizadas, a festa deve tomar novos rumos, sem perder o propósito de sua origem. Pessoas pensante e atuante, conhecedora da tradição não faltam para contribuir. Ouvi-las é obrigação de todos os envolvidos, na organização do evento, inclusive os "pavões". Difícil exercício para quem apenas lembra da tradição do tiro no mês da Schützenfest, esperando lucros fabulosos em cima da ingenuidade de quem faz a tradição durante toda a vida, ano a ano, com exemplo.
As sociedades de tiro precisam levar a fatia maior do lucro da festa, pois representam a tradição e necessitam colocar no desfile de rua, alegorias que exigem investimentos, cujo financeiro seria oriundo do bolo do lucro da festa.
Com todos esses percalços, a festa continua sendo o evento mais esperado por todos os admiradores da cultura alemã, embora os espertalhões continuem apostando na "Lei de Gerson", que irá sempre beneficiá-los. Este ano aguardamos as mudanças, sem apostar nos erros, mas os "espertinhos" que se cuidem, pois caso prevalecer os vícios da esperteza, a festa caminhará rumo ao destino semelhante da Fenachopp, de Joinville. Culpa de quem? Com a cultura não se brinca.



Segue algumas das ações já planejadas de concreto: A Comissão Central Organizadora da Schützenfest - CCO Foi designada:

- Dr. Moacir Antônio Bertoldi - Excelentíssimo Prefeito Municipal,
- Wilson Bruch – Presidente Comissão Central Organizadora


Outros:


Natália Lúcia Petry - Vice-presidente
Mara Bini Prada – Secretária
Ivone Schmidt - Representante do Conselho Fiscal da ACSTVI
Alberto João Marcatto - Coordenador de Obras, Limpeza e Serviços Gerais
Ivan Pilon Torres - Coordenador Administrativo
Jean Carlo Leutprecht - Coordenador de Recreação e Lazer
Leônidas Nora - Coordenador de Turismo
Dieter Grützmacher - Coordenador de Decoração
Gilmar Hornburg - Coordenador de Música
Rúbia Friedemann Torres - Coordenadora de Grupos Folclóricos
Ricardo Alcebíades Broering - Coordenador de Segurança (Ten. Cel. PM)
Sérgio Luiz Ferrazza - Coordenador de Saúde e Vigilância Sanitária
Aldina Marquardt Wackenhage - Coordenadora de Tiro
Marcelo Heinz Prochnow - Coordenador de Divulgação
Gielead Gielow Siewerdt - Coordenadora de Alimentação
José Schmitz Junior - Coordenador de Camarotes
Jadir Murara Machado Lopes - Coordenador de Bebidas
Tibério Emílio Stui - Coordenador de Portarias
José Augusto Demarchi - Coordenador de Desfiles)
Sidnei Marcelo Lopes - Coordenador de Eventos Externos
Julio César da Silva - Coordenador de Cultura

Veja os recentes eventos que antecedem a Schützenfest (Festa do Atirador), através das informações do Sr Oswaldo Aguiar de Almeida:


Competições de Tiro


"Aproximadamente 600 atiradores(as) entre 7 e 70 anos, de 19 sociedades, já deram início a XVIII Schützenfest participando do Torneio Oficial em 2 etapas, uma acontecida em 06 de agosto e a outra no domingo dia 27, que coroará as majestades, Reis e Rainhas, Cavalheiros e Princesas, adulto e juvenil, do tiro. A coroação acontecerá na abertura da festa que acontecerá entre 05 a 15 de Outubro do corrente ano.
Durante estas etapas serão disparados em torno de 23 mil tiros, nas modalidades Carabina 22, Carabaina Ar-comprimido chumbinho e Carabaina Ar-comprimido seta.
Estes atiradores iniciam seus treinos no começo do ano, em fevereiro, e com certeza até o dia do torneio oficial, tenham dado mais do que o dobro de tiros, quer seja em suas sociedades, como participando de torneios pela região afora.
Destes 600 atiradores 50% também participarão da organização da Festa dos Atiradores (Schützenfest), trabalhando voluntariamente nas portarias, segurança de pátio e nos estandes de tiro diariamente, tendo alguns de fazerem mais de 12 horas de jornada, acreditando que no final da festa possam receber para as suas sociedades um valor compatível com o esforço de cada um.
Convidamos os munícipes da Região para estarem presentes em nossos estandes de tiro localizados nos fundos do Parque Municipal de Eventos, e conhecer o trabalho e dedicação, que estes admiradores do tiro tem por esta tradição, que a mais de 180 anos é promovida em nossa região.
Podemos dizer que estes é que fazem a festa organizada pela CCO e promovida pela ACSTVI, com o apoio da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul."

Osvaldo Aguiar de Almeida
Membro da Comissão de Tiro da ACSTVI
Coordenador de Tiro Seta da ACSTVI
Diretor de Tiro Seta da Federação Catarinense de Caça e Tiro Esportivo.

Nenhum comentário: