Estatística

quinta-feira, agosto 24, 2006

FESTA DAS ETNIAS


Na última década do século XX, por volta de 1999 começava em Jaraguá do Sul, um evento social e cultural, ligado às diversas etnias que compõe o mosaico cultural desta cidade.
Um dos idealizadores do pensamento de unir as diversas culturas pelo atrativo gastronômico e folclórico, partiu da idéia do Sr Rudolfo Francisco Hufnüssler, que recebeu apoio e incentivo do Sr Alfredo Günther, outro expoente e amigo da cultura jaraguaense.
A partir dessa simples idéia, as diversas etnias uniram-se para organizar o evento anualmente, na última semana do mês de agosto. Com esse evento, os descendentes de alemães/pomeranos, afros, italianos, poloneses e húngaros, põe à mesa o melhor de sua cozinha. No palco são apresentadas as danças que traduzem o folclore de cada etnia. É um momento que se revela a linguagem comum entre os povos, a dança.
Em 2005, não ocorreu o evento por motivo de acidente de percurso. O novo Governo de Jaraguá, não havia se ajustado às exigências da sociedade jaraguaense, pois entre tantas intrigas, brigas e exonerações, na Fundação Cultural, fez com que a equipe responsável pela organização do evento se ressentisse, portanto não foi realizado o evento.
Em 2006, após muitas reuniões, definiu-se pela organização do evento e a realização da festa no mesmo local dos anos anteriores.

Nenhum comentário: