Estatística

sexta-feira, agosto 25, 2006

Filosofia e a Fé - 5ª Sessão do Circulo do Livro



A Grafipel Megastore em 24 de agosto de 2005 tornou-se espaço para discussão filosófica e de fé, tema explorado pelo conceituado Professor João Gascho, pensador atuante na sociedade jaraguaense.
Segundo o Jornal Correio do Povo, de 25 de agosto, edição nº 5.466, Gascho discorreu sobre o objetivo da filosofia é "criar a dúvida que leva a avançar". Outro momento de sua discussão, como pensador vivo foi a afirmação : "a filosofia começa onde a ciência termina, pois quando a ciência explica, a filosofia pergunta: qual é o sentido disso?"



A quinta sessão do Círculo de Leitura de Jaraguá do Sul aconteceu no dia 24/08 (Quinta-feira), a partir das 17 horas na Grafipel Megastore. O convidado de honra desta sessão era o Prof. João Arnoldo Gascho e o encontro foi assim distribuído:
- Todos os participantes comentam brevemente suas leituras.
- Prof. João Arnoldo Gascho comenta suas leituras.
- Debate.


Quem é João Arnoldo Gascho?


João Arnoldo Gascho é bacharel em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e doutorando em Ciências Pedagógicas pelo Instituto de Ciências Pegagógicas de Havana (Cuba). É coordenador de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ), onde também leciona Filosofia e Ética. É autor de Do mito ao Genoma: a ética na contramão da história (Editora Unerj, 2004), onde desenvolve uma reflexão de ordem histórica e incita o debate dos conceitos de ética e valor.


Comentando as impressões filosóficas sobre o 5º Círculo do Livro


"Estive ontem no Circulo de Leitura, e o que posso dizer, é que cada vez mais estou impressionado, com o nível de leitura dos participantes, uma vez que temos vários escritores, no Circulo e estes já tem livros no mercado. Ás vezes até me sinto, um pouco longe dos demais, por serem super inteirados dos assuntos literários.
Vejo pessoas importantes da cidade participando, mas de repente me vejo aprendendo, apesar de infelizmente, não ter uma formação acadêmica. Sinto-me na sala de aula, e os conhecimentos são muitos. Quanto ao tema de ontem, gostei muito, pois sou bastante curioso sobre esse assunto, filosofia."
José Carlos Teixeira

Nenhum comentário: