Estatística

terça-feira, agosto 29, 2006

Igreja Católica Santíssima Trindade - Jaraguá 84
Noticias dão conta de que há um desejo expressivo de velhos “mandões” desta comunidade, que estão interessados em destruir a memória coletiva dos imigrantes húngaros, ao defenderem a idéia de demolição da Igreja Católica, patrimônio religioso constituído no ano de 1926.
A ausência do interesse do Poder Público, também faz acender a chama pela idéia da demolição do antigo prédio, o qual seria substituído por uma moderna edificação. Com a explosiva idéia, de que o velho representa o atraso e o incomodo, a velha guarda sustenta a ditadura do pensamento único: destruir o patrimônio histórico da comunidade, para não deixar as marca do passado.
Com a presente denúncia, pedimos a todos os interessados na defesa da história e da memória do povo jaraguaense, que manifestem-se nesta página cultural, à favor do interesse da coletividade, discorrendo sobre tão polêmico assunto.
Segue, a seguir um texto explicativo vinculado ao tema, visando auxiliar a compreender a problemática.
O Objetivo do tema é despertar a consciência e a importância desse assunto, para a história de Jaraguá do Sul, em 130 anos. A sua opinião é significativa, portanto, ao postá-la neste blog você estará contribuindo no resgate da história de sua cidade.
O que é patrimônio cultural ?

Patrimônio Cultural compreende três categorias de elementos significativos da memória social de um povo ou de uma nação.A primeira categoria engloba os elementos da natureza; do meio ambiente.A segunda representa o produto intelectual, a acumulação do conhecimento, do saber, pelo homem no decorrer da história.A terceira abarca os bens culturais enquanto produtos concretos do homem, resultantes da sua capacidade de sobrevivência ao meio ambiente.

O que é bem cultural ?

São os artefatos, construções, obras de arte, objetos produzidos artesanalmente ou industrialmente pela humanidade, expressando uma época ou até contribuindo para transformações em uma sociedade.Os bens culturais têm uma vida útil variável. Um prato de comida típica, por exemplo, é utilizado de uma vez. Outros duram muito tempo, como um edifício ou um automóvel.

O que é tombamento ?


Tombamento é um atributo legal dado à bens culturais identificados como tal, para garantir sua integridade e a perpetuação da memória.Com o tombamento, o poder público preserva os bens culturais que, sob o ponto de vista histórico, artístico, científico ou afetivo, possuem excepcional valor individual.Um bem tombado não pode ser destruído e qualquer intervenção neste deve ser analisada e autorizada por órgãos competentes. Mas o tombamento de bens imóveis não significa desapropriação; o direito de propriedade não é alterado.


Quem decide o tombamento ?


No Brasil a legislação de proteção aos bens culturais vigora desde 1937, pelo decreto-lei n.º 25 do Ministério da Educação e Cultura.A Constituição Brasileira atribui a responsabilidade da preservação dos bens tombados aos poderes executivos nos âmbitos federal, estadual e municipal.

Quais as etapas de um trabalho de restauração ?


Resumidamente, o trabalho de restauração de monumentos arquitetônicos tombados pode ser discriminado nas seguintes etapas:
· Pesquisa Histórica do Edifício;
· Levantamentos Arquitetônicos e Fotográficos;
· Mapeamento de danos;
· Diagnóstico do quadro de deterioração;
· Formulação dos critérios e técnicas de intervenção a serem usados já considerando a adaptação para os novos usos;
· Execução dos projetos a serem aprovados pelos órgãos oficiais fiscalizadores;
· Elaboração das especificações de serviços e materiais bem como dos cronogramas físico-financeiros que nortearão a execução das obras de restauração;
· Acompanhamento técnico das intervenções.
www.coc.fiocruz.br/

Nenhum comentário: