Estatística

quinta-feira, agosto 10, 2006


BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE FAZ REGASTE HISTÓRICO-CULTURAL, COM SOIRÉE À MODA ANTIGA

Para a comunidade da Barra do Rio, o domingo de 06 de agosto de 2006 não será esquecido e ficará eterno na memória dos que cultuam a tradição do tiro ao alvo. Por iniciativa do casal Ary Enke e Ingrid Enke, determinaram realizar sua tradicional festa de tiro ao alvo, num domingo, seguido de soirée.O objetivo na mudança do calendário de eventos do Clube foi desafiador, pois não é comum na cidade e região, festa desta modalidade esportiva num domingo. Mas tudo foi planejado segundo a tradição. Um banda local foi selecionada pelo prestigio e pelo rico repertório musical. Carlos Rahn um dos integrantes da banda Adler’s Band, do Vale do Rio da Luz aceitou o desafio, para resgatar a tradição da soareê, que acontecia desde os primórdios da fundação do Botafogo Futebol Clube, em 1949. Na época, as soirées aconteciam a partir da 13h30 às 18 horas. Bons tempos!
Para resgatar essa fase da história do Clube Botafogo, a diretoria planejou a ritualística folclórica de busca de Rei e Rainha pela manhã, às 11 horas, seguida de almoço festivo e pontualmente, às 14 horas começou a tradicional soirée. Aproximadamente 800 convidados e associados compareceram ao Clube com um só objetivo, confraternizar e curtir o melhor desta tradição. O salão ficou lotado por crianças, jovens e adultos, que vieram conferir o resgate histórico-cultural de uma época que não retorna mais.A banda Adler’s Band cumpriu um vasto repertório musical para todos os gostos e idades, revelando que é possível reunir num mesmo espaço social, a juventude e as pessoas que somam experiência de vida, mas que acima de tudo tem espírito de eterna juventude.Para quem não lembra mais, vale relembrar que, nos idos dos anos 70, a tradição da soareê desapareceu gradativamente, e nos anos 80 surgiu as famosas discotecas improvisadas nos salões de bailes, ao som mecânico. Foi uma fase crítica para a história dos músicos, que foram substituídos pelo som mecânico e de alta sonoridade, prejudicando a comunicação .
Depois dessa fase, o lazer social tomou outra roupagem e passou ser verdadeira preocupação para os pais, já que ele passou para os finais de tarde, ao anoitecer. Nessa fase apareceram novos grandes desafios, pois foi inicio da propagação das drogas entre os jovens de forma acentuada, trazendo uma inversão de valores jamais visto.
No entanto, em pleno terceiro milênio, o Clube Botafogo apresentou a possibilidade do lazer social e cultural, acontecer nos moldes dos velhos costumes, quando os pais iam ao Clube acompanhar os seus filhos, para conferir o que era bom e sadio à juventude. E, domingo, o que se presenciou, foi o retorno da família às origens, cultuando o lazer social e cultural dos antepassados, num contexto de unidade e persistência, para perpetuar o que foi significativo na formação de crianças e jovens, vencendo os modismos dos novos tempos, fundamentados na extravagância e no luxo desenfreado.

Nenhum comentário: