Estatística

sábado, agosto 12, 2006

Rei: Fino Gnewuch
Rainha: Liria Gnewuch
1º Cavalheiro: Valdecir Spredemann
2º Cavalheiro: Alfonso Manske
1ª Princesa: Sandra Spredemann
2ª Princesa: Wanda Manske
Portas Bandeiras: Irineu Krueger
Ingobert Rainke
Ingo Köpp
Banda musical: Novo Som – Pomerode - SC

Às 15 horas aconteceu a ritualística folclórica de busca de Rei e Rainha do Tiro ao Alvo, ao som da banda musical, seguindo o percurso próximo à Sociedade. Após chegada da marcha, o comandante, o Sr Siwedt passou a realizar um discurso enaltecendo as tradições dos antepassados, que cultuavam esses valores, na velha Europa, durante a Idade Média. Quando os europeus chegaram a América no fim do século XIX, trouxeram consigo, aos vales do Itajaí e Itapocu, essa cultura que resiste ao tempo, embora esteja sofrendo um desgaste, o que sinaliza o fim de uma história, em virtude do progresso e dos valores materiais de uma nova era.
Nesta comunidade há um conjunto de famílias de origem alemã e pomerana, que ao longo dos anos ainda mantém as tradições dos seus antepassados viva e autêntica.
A mesa farta composta por bolos, cucas, pães “ximiados” com sardinhas (hering broth) e ovos cozidos, “cockqueza”, dentre outros, são servidos aos associados e convidados, conforme os costumes de antigamente, cuja confraternização é o ponto alta da festa, no sábado à tarde.
A cozinha é organizada somente por senhoras especializada e conhecedora da arte culinária deste povo teuto-brasileiro, que há mais de 100 anos mantém-se firme a sua essência cultural.
Os alemães e pomeranos desta comunidade rural estão em uma região de vale, com estrada de chão batido e muito pó, o que possibilita o seu isolamento, mantendo-os distantes do centro da cidade. Por esse conjunto de fatores, eles continuam fiéis as suas origens.
Um fato curioso observou-se que à tarde dançante só começou a partir do momento que a pista de dança recebeu uma pequena cobertura de pó de trigo ou fubá, no assoalho de madeira, para torná-lo liso. Assim os dançarinos puderam melhor aproveitar os ritmos musicais, como polcas, valsas e xotes, que era a especialidade da banda musical.
Portanto, ao ir ao Vale do Rio da Luz você retorna ao tempo, cuja memória e a identidade dos alemães e pomeranos são notadamente visíveis e ainda preservadas.

Nenhum comentário: