Estatística

sábado, março 23, 2013

Professor João Januário Ayroso

Em 1935, o Professor João Januário Ayroso é efetivado no cargo através de decreto do Interventor Federal, pois trabalhava já 15 anos de exercício no cargo e nenhuma falta ou nota que o desabonasse.
Ayroso era descendente de uma família de espanhóis e que morando na região antiga da Barra do Rio Cerro, entre italianos e alemães, nos anos 20 veio a se destacar naquela comunidade, como educador, após a aposentadoria do Professor Abramo Pradi.
É desse cidadão, que nasceu em meio a essa família, Cecilia Ayroso [1], que se tornou Prefeita de Jaraguá do Sul, a primeira mulher que conquistou nas urnas, o acesso à chefia do Executivo, desta cidade.
Posterior a morte do professor Ayroso, a principal via de acesso ao Bairro Jaraguá Esquerdo, recebeu o seu nome, assim prestando reconhecida homenagem a esse educador, que formou diversas gerações jaraguasulenses, para alcance da plena cidadania.

[1] Foi  professora e psicóloga, como cidadã execerceu as funções de  Diretora do antigo Grupo Escolar Municipal "Albano Kanzler" e Secretaria de Governo da gestão do Prefeito Ivo Konell, o qual é seu esposo.

Nenhum comentário: