Estatística

domingo, março 24, 2013

Onze União: famílias, Sckerke e Schöder

Imagem: Ademir Pfiffer
No domingo 24 de março, a Sociedade Onze União do Bairro Patrimônio organizou a festa honorária de homenagem aos Senhores Heinrich Schröder e Oswaldo Sckerke.
A finalidade do evento foi reunir os sócios e as duas famílias dos homenageados, visto que os mesmos durante longos anos prestaram trabalho voluntariado à favor da entidade associativista de lazer social e cultural.
Oswaldo Sckerke nasceu em Braço do Sul, Município de Blumenau [SC], em 21 de maio de 1.932. Em 06 de dezembro de 1.952 casou-se Gherda Klabunde Skerke, com a qual nasceram os filhos, Altino [in memorian], Dolores, Doraci, Olivia e Carlos Alberto.
Constituido o matrimônio veio residir com a esposa no Patrimônio, Município de Massaranduba, cidade que o acolheu e durante a sua vida foi lavrador [fabricante de melado] e músico  do instrumento do bandoneon, bem como associativista ligado ao tiro rei e bolonista, tradição ainda hoje e símbolo da identidade teuto massarandubense.
Heinrich Schröder nasceu em 26 de novembro de 1936, no Distrito de Vila Itoupava, Município de Blumenau. Casado com Soni Schumann Schröder [in memorian], o matrimônio gerou o nascimento do casal de filhos, Roberto e Ursula.
Seu Schröder passou a vida na roça e reservou parte dela para organizar e participar do associativismo esportivo, que congregou duas sociedades [Onze e União], para se fundirem e unirem, visando construir uma nova sede, para difusão do lazer dos moradores do Patrimônio.
Na Sociedade  União foi dedicado esportista do tiro ao alvo e comandante de marcha, ritualística de busca de majestades, cujos desfiles organizava com disciplina e entendedor da tradição da cultura teuto germânica.
Portanto, ao Senhor Atilano Manke, atual presidente da Sociedade Onze União, os cumprimentos pela importante festa que organizou em homenagem a estes dois anciões, que prestaram relevante trabalho em prol da cultura da cidade de Massaranduba.

Ademir Pfiffer - Historiador

Nenhum comentário: