Estatística

sexta-feira, março 29, 2013

MHES e as famílias Krüger e Schroeder

Imagem: Ademir Pfiffer
O aniversário da emancipação política de Jaraguá do Sul [SC] foi em 26 de março [noturno], com evento no Museu Histórico Municipal "Emílio da Silva" - Espaço "Amadeus Mahfud", onde aconteceu em parceria  com os órgãos públicos, Fundação Cultural e Câmara Municipal, a solenidade que marcou os 79 anos da criação do Município de Jaraguá .
Na ocasião, as famílias Schroeder e Krüger, bem como outras foram homenageadas por terem participado do movimento cultural e musical, da Banda Lyra da Aurora [1958], de Rio Cerro II.
Foi esse movimento musical e folclórico, que levou a marca de Jaraguá do Sul [cultura germânica], via interferência e facilitação do Senhor Geova Amarantes, para as principais capitais brasileiras.
Com esse movimento musical jaraguasulense, a cidade ganhou fama e visibilidade da sua identidade cultural, pois a banda teuto Rio Cerrense revelava que, o município mantinha através dos remanescentes da colonização, a história  dos seus antepassados, com dinamismo, unidade e voluntariado.
Hoje, a cidade colhe frutos dessa geração de músicos, pois temos chancela dos empresários para bancar o FEMUSC, expressão de uma história musical.
Considerando os indicadores acima narrados, é importante destacar o movimento iniciado em 1908, com a Banda Stark Lunge e continuada por outras tantas bandas musicais, ao longo do século XX.
Portanto, o contexto histórico cultural de Jaraguá do Sul , do século XX foi marcado pela música, inicialmente folclórica e germânica, sendo atualmente, um vasto repertório de diversidade, que constrói a imagem positiva da cidade.
Nesta perspectiva de análise, o MHES tem a missão de refletir o presente, assim revelando pistas para construir o futuro, com base nos valores dos nossos antepassados.
Por isso, o MHES buscou parceria com as entidades já elencadas, para homenagear, a Banda Lyra da Aurora,que fez e difundiu a imagem sadia desta cidade, com os valores da música germânica, erudita e folclórica.

Nenhum comentário: