Estatística

sexta-feira, março 22, 2013

José Augusto Caglioni - Baependi

Conforme pesquisa do historiador Ademir Pfiffer, no livro “Baependi: 100 anos de muitas histórias”, “no início o lazer era restrito a festas de igreja, prática de tiro nos clubes, jogos de futebol, tomar banho nos rios e riachos e caçadas na Mata Atlântica”. Com a fundação do Sport Club Germânia em 1931, o professor Adolf Hermann Schultze introduziu as modalidades esportivas e artísticas: ginástica, punhobol, voleibol, atletismo, teatro, música e dança. Por força de Lei Federal, em 1939 o Germânia foi extinto. Um grupo de jovens desportistas se reuniu no dia 15 de novembro de 1939 e fundou o Esporte Clube Brasil. Eram eles: Edmundo Emmendörfer, Edwin Grossklags, Guilherme Emmendörfer, Walter Hertel Júnior, Erich Sprung, Arthur Emmendörfer, Helmuth Sprung, Lothar Doubrawa, Heinz Mahnke e Gerhard Arthur Marquardt. Foi aclamado presidente Edmundo Emmendörfer. Criativos e visionários herdaram do Germânia a disciplina e o gosto pela arte e pelo trabalho em equipe. “Einigkeif unsere Stärk” (A união faz a força), com a Sociedade Atiradores Jaraguá estabeleceram parceria, e desta tríplice aliança nasceu um dos maiores clubes social e esportivo do Sul do Brasil: o Clube Atlético Baependi.
Fonte: http://www.ocponline.com.br/materia/colunistas/jose-augusto-caglioni/7653-historia-do-esporte-esporte-clube-brasil-.html#.UUz5oDecCSk

O colunista e Professor José Augusto Caglioni [Jornal Ocorreio do Povo] destacou em 2012, uma das minhas pesquisas, destacando o centenário Clube Atlético Baependi.
A entidade é fruto da fusão e incorporação, que rendeu uma história em livro, com centenas de personagens, muitos deles entrevistados, que marcaram a história do lazer social e cultura, pelo viés do associativismo.

Nenhum comentário: