Estatística

segunda-feira, junho 12, 2006

CULTURA DO TIRO - lazer social numa comunidade rural

Em Massaranduba (SC), onde temos um dos melhor Indice de Desenvolvimento Humano, 3.º LUGAR NO RANKING DE QUALIDADE DE VIDA NO PAÍS, segundo o editor do Jornal Absoluto, é preciso refletir alguns pontos cruciais:
"que é o grave e quotidiano sumiço do potencial de água para movimentar sua economia, que tem no cultivo do arroz irrigado o forte e esta atividade precisa de água, que some porque além de não haver cortina verde junto os mananciais desviados e traçados por valetas conforme necessidade de circundarem as arrozeiras. A mata ciliar é exigência de Lei e o Ministério Público de SC exige, formalizando TAC – Termo de Ajuste de Conduta, algo que ninguém ainda esta cumprindo, e como se isso não bastasse, o homem do campo desmata cada vez mais os morros e até nascentes de água na pior “evolução” tratada de desenvolvimento sustentável". Jornal Absoluto- 08/06/06.
A apesar desse agravante e outros, que são pontuados pelo jornalista Adelmo Müller, as pequenas comunidades rurais, desse Município mantém viva suas tradições trazidas pelos colonizadores europeus, como é o caso da cultura do tiro ao alvo, um lazer social e cultural.
No sábado 10 de junho, em Ribeirão Gustavo, ocorreu mais uma manifestão cultural, na Sociedade de Atiradores daquela comunidade. O local lembra bem como os imigrantes e colonizadores que se instalaram nos lotes coloniais do Governo, estruturaram como base para sobrevivência, o cemitério, a igreja, a escola e uma associação de lazer, esporte e cultura.
Esses elementos compõem a paisagem do Ribeirão Gustavo e faz o visitante recordar como aconteceu no passado a organização da vida comunitária pelos estrangeiros europeus nos "grotões" deste imenso Brasil.
Apesar da comunidade do Ribeirão Gustavo sentir-se órfã pela ausência da escola, ela continua fiel às suas origens, mantendo as células básicas, as quais elenquei anteriormente, com absoluta organização.
Conferi na data, em que se realizou a tradicional festa de tiro, que um indicador cultural é fortemente preservado, como a ritualística folclórica de busca de Rainha do Tiro ao Alvo, como se vê na foto acima, com simplicidade, harmonia, amizade, visando fortalecer a vida social dos associados.
Nesta perspectiva, podemos compreender porque a cidade de Massaranduba conquistou o título de melhor Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil, em 2006.

Nenhum comentário: