Construída na década de 20, do Século XX, é um imponente casarão rural, cujo traço de construção lembra a arquitetura alto-portante.
É um bem cultural e patrimonial, de relevância e um marco da família do Sr Raulino da Costa (in memorian), localizada no bairro João Pessoa.
A véspera de completar 80 anos, o casarão apresenta um desgaste na estrutura externa e interna. As paredes estão com rachaduras e fissuras, as quais comprometem a edificação. O telhado apresenta ondulações no madeirame e as telhas também apresentam alta porosidade, o que favorece a infiltração de águas quando há ocorrência de chuvas torrenciais.
Apesar desses problemas de ordem técnica, o casarão apresenta suas características originais, tanto do reboco e pintura. A pintura tem destaque face possuir detalhamento de ornamentos com motivos de flores, pássaros e folhas. Esses ornamentos são frutos de vários moldes vazados que foram aplicados com o requinte e criatividade do seu autor, desconhecido.
Preservar a memória e a identidade arquitetônica desta edificação é um desafio, pois, o casarão traz a história da família Costa, que no passado contribuiu para o desenvolvimento da cultura de engenho e a prática da agricultura, base e origem de crescimento da Colônia Jaraguá.
Foto:Fundação de Cultura/Jguá do Sul-SC/Divisão de Patrimônio
Nenhum comentário:
Postar um comentário