Estatística

quinta-feira, junho 08, 2006

B A N D E I R A F O L C L Ó R I C A
Em dezembro de 2004, fui ao bairro de Schroeder I, Município de Schroeder (SC), com o filho Gustavo realizar uma visita ao casal de amigos Geruza Scheffer Pozzo e Egídio Pozzo.
Ela professora de História, da Rede Estadual de Ensino, da Escola de Educação Básica "Professora Elisa Cláudio de Aguiar", daquela comunidade. Ele, atualmente aposentado, mas um líder comunitário dedicado à causa coletiva.
O motivo da visita à casa do casal, foi a recuperação da bandeira do Grupo Folclórico, vinculado à escola citada.
A bandeira havia sido esquecida alguns anos atrás, na casa de um dos alunos dançarino do grupo. A professora Geruza, sintonizada com o descaso do abandono do projeto de danças folclóricas pela nova direção do educandário, partiu para recuperação do que havia sobrado dos trajes, como peças de roupas masculinas/femininas, estandarte e bandeira.
Numa primeira etapa, boa parte dos trajes folclóricos foram recuperados e o estandarte. Por último, após longo processo de pesquisa junto à comunidade chegou-se a localização da bandeira.
Hoje, este patrimônio que está recuperado representa a história das danças folclóricas, da cultura germânica, deste educandário, na última década dos anos 90, do século XX, em Schroeder.
Foi durante os anos 90, que o Grupo Folclórico, desta Unidade Escolar, conquistou dois prêmios estaduais, pelo Projeto Viva Cultura, Governo Paulo Afonso Vieira, que descentralizou recursos financeiros ao interior do Estado, através da abertura de editais incentivadores, para desenvolvimento de atividades culturais e produções artísticas, voltadas às diversas áreas da cultura catarinense, em todos os cantos e grotões de nosso Estado.
Foi, também por auxílio de importantes lideranças de Schroeder I, que uma conceituada empresa de Joinville oferecu dezenas de metros de diversos tecidos, para confecção do primeiro traje do Grupo Folclórico, bem como tecidos para confecção e colocação de cortinas, em cada sala de aula.
Bons tempos!Com organização e participação da comunidade, foi possível escrever uma fração da história de Schroeder I.
Hoje, graças a dedicação de Geruza e Egídio, podemos revelar alguns dos indicadores da história da educação e da cultura, em Schroeder, neste novo milênio.

Nenhum comentário: