Estatística

domingo, junho 18, 2006

Copa do Mundo

Por conta da criatividade da funcionária Jacira Henkmayer, este Arquivo Público Municipal revela a paixão pelo futebol, ao mostrar as cores da Bandeira do Brasil, sugestivamente, como elemento representativo nos campos de futebol da Alemanha.
O povo de Jaraguá do Sul, ainda tem em sua memória, a viva lembrança do Tri-Campeonato de Futebol sagrado no México, em 1970.
Eduardo Roberto Stinghen, o popular Ado, nascido em território jaraguaense, embora radicado em território londrinense, no Paraná,foi uma das estrelas daquela conquista.
Foi aos jogos daquela Copa do Mundo na condição de goleiro reserva da Seleção Brasileira, mas jogou sete partidas oficiais, o suficiente para ser uma revelação.
Em 2002 veio a Jaraguá do Sul, à convite do Governo Ireneu Pasold/Moacir Bertoldi.
Foi no Museu Histórico Municipal "Emílio da Silva", o palco da homenagem, que foi preparada pela equipe técnica, sob liderança de Alcioni Macedo Canuto,técnica em museologia; Ademir Pfiffer, historiador e pesquisador; Eliza Dietenfahler,pesquisadora e responsável pela ação educativa.
Com o acervo fotográfico, revistas e peças indumentárias, foi possível reconstituir a trajetória futebolística de Ado.Além disso, reuniu-se duas famílias, Schmitt e Stinghen, para homenagear o grande jogador.
Artistas plásticos da cidade, também se movimentaram através da Associação Jaragauense dos Artistas Plásticos (AJAP) colaborando no esboço, montagem da exposição e curadoria.
Coube a Sra Arlete Schwedler a tarefa de garimpar o melhor momento de Ado no futebol.Através de uma pintura de elevado valor artístico, Ado foi revelado ao mundo da arte. Criatividade e sensibilidade foram os elementos mais signficativos da obra, que a pintora pôs na ponta do pincel.
Às véspera da copa do Mundo de 2002, Ado adentrou no Museu Histórico desta cidade, para se aclamado como único jaraguaense que prestou seu talento futebolístico à Seleção "Canarinho".
Foi a maior e mais autêntica exposição sobre o esporte do futebol em Jaraguá do Sul.

Nenhum comentário: