MASSARANDUBA - SC
Em 10 de junho de 2006 tomei a iniciativa de realizar o tombamento fotográfico deste cemitério. Construído próximo à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, da Sociedade de Atiradores Ribeirão Gustavo e da antiga Escola Reunida Edmundo Kuckenbecker.
Desde os anos 90, eu o conhecia e agora através do avanço tecnológico, como a câmara digital, é possível se registrar a cultura arquitetônica dos túmulos, que foram construídos desde os primeiros enterros, no inicio do século XX, nessa comunidade.
Um dos túmulos que eu encontrei e fotografei está datado do ano de 1923. Portanto, através das imagens digitais será possível fazer um estudo mais apurado das técnicas e tendências, que os construtores de tumulo seguiam naquela época.
Eram profissionais dedicados à arte de construir os túmulos, onde realizavam inscrições em letras góticas, em língua estrangeira alemã, bem como criavam figuras em relevo, que lembrassem, o universo do mundo pós morte, onde as imagens de anjos são as mais representativas.
Nesse cemitério, o pesquisador poderá encontrar as origens dos pioneiros que colonizaram as terras de "Zimmermann", hoje conhecida por Campina e Benjamin Constant. Uma região rica, face a qualidade da terra muito própria à cultura do arroz irrigado.
Outra riqueza do local é a imagem panorâmica que ele oferece. Olhando o vale, a partir do cemitério você vê uma rica paisagem bucólica, com importantes elementos culturais e naturais, que revelam os traços da história, cuja atividade principal, a agricultura oportunizou a sobrevivência do homem, por longas décadas.
Por último, também friso que o local possibilita a investigação científica, o levantamento genealógico de dados dos imigrantes e colonizadores da cultura alemã, leto-russa, pomerana e polonesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário