Cidadania – uma relação de direitos e deveres
Com a finalidade de suprir a ausência da educação básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio), sábado e domingo, 03 e 04 de junho de 2006, centenas de jovens e adultos compareceram à sede do Centro de Educação e Jovens Adultos – CEJA, para realizar provas por áreas de conhecimentos e disciplinas.
Uma oportunidade para os cidadãos que na infância e juventude ausentaram-se do ensino presencial por diversos fatores de ordem sócio-econômico e cultural. Agora buscam superar a exclusão escolar com provões. Esse tipo de resgate da cidadania a “toque de caixa”, contínua em evidência, face ao modelo econômico vigente, o qual contempla o enriquecimento muitas vezes injusto de uma minoria que suga “as veias abertas” do país a favor dos seus próprios interesses. Enquanto isso, a grande massa da população brasileira vive o drama da pobreza crônica, distante do exercício da plena cidadania, com menos chance e perspectiva de vida.
Até quando a educação continuará sob tutela do Estado, cujo aparelho institucional não consegue superar as lacunas do analfabetismo?
Com a finalidade de suprir a ausência da educação básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio), sábado e domingo, 03 e 04 de junho de 2006, centenas de jovens e adultos compareceram à sede do Centro de Educação e Jovens Adultos – CEJA, para realizar provas por áreas de conhecimentos e disciplinas.
Uma oportunidade para os cidadãos que na infância e juventude ausentaram-se do ensino presencial por diversos fatores de ordem sócio-econômico e cultural. Agora buscam superar a exclusão escolar com provões. Esse tipo de resgate da cidadania a “toque de caixa”, contínua em evidência, face ao modelo econômico vigente, o qual contempla o enriquecimento muitas vezes injusto de uma minoria que suga “as veias abertas” do país a favor dos seus próprios interesses. Enquanto isso, a grande massa da população brasileira vive o drama da pobreza crônica, distante do exercício da plena cidadania, com menos chance e perspectiva de vida.
Até quando a educação continuará sob tutela do Estado, cujo aparelho institucional não consegue superar as lacunas do analfabetismo?
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