Estatística

quinta-feira, junho 22, 2006

LANÇAMENTO LIVRO HISTÓRICO DOCUMENTAL


A Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, através de seu Centro de Memória criado em 1999, iniciou a dois anos um projeto de resgate e divulgação das ações e documentos da Assembléia, através de reproduções de imagens dos documentos. Assim, já foram publicados livros com documentos históricos da Assembléia Legislativa referente aos municípios de Laguna, São Francisco do Sul, Lages, Braço do Norte, Tangará, Florianópolis e Criciúma.

A importância deste documento está no resgate de informações históricas dos municípios em questão, muitas vezes desconhecidas, além de permitir a visualização de imagens dos documentos e teor completo das informações.

Outro fato é que se evidencia a importância da conservação e guarda de acervos documentais para pesquisa histórica e busca de direitos em Arquivos Históricos, Centros de Memória local, particular ou pública (em todos os âmbitos).

Para Jaraguá do Sul, pretende-se elucidar informações históricas e manter no acervo do Arquivo Histórico exemplares para consulta destes documentos, que muitas vezes devido a distância da capital catarinense deixam de ser consultados ou incluídos em pesquisas históricas. Resgatar nossa memória histórica é valorizar nosso passado, buscando ali exemplos e o entendimento do que somos hoje.

Geralmente esses livros documentais são trazidos à público durante comemorações de aniversários dos municípios.

O ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL de Jaraguá do Sul (Arquivo Histórico Municipal “Eugênio Victor Schmöckel) quando teve conhecimento destes livros, passou a buscar informações junto ao Centro de Memória da Assembléia, na pessoa da Sra. Thessália Rodrigues, para ser confeccionado um livro documental para Jaraguá do Sul.

Como a preposição deveria partir de um deputado da região, solicitamos ao deputado estadual Dionei Walter da Silva que fizesse o pedido, aprovado pelo Presidente da Casa, sr. Júlio Garcia, em sessão plenária de 2005. Em dezembro de 2005, os historiadores do Arquivo, Silvia Kita e Ademir Pfiffer se reuniram em Florianópolis para iniciar os preparativos para a confecção deste livro.
A partir de fevereiro passamos a realizar reuniões em Florianópolis com o Centro de Memória, para definir os documentos que seriam inclusos no livro,reuniões estas que se estenderam até maio de 2006, quando finalizou-se a pesquisa.
Fonte: Silvia Kita -Historiadora/Arquivo Histórico Municipal "Eugênio Victor Schmöckel"

Nenhum comentário: