Estatística

sexta-feira, abril 18, 2008

Centro Histórico de Jaraguá do Sul é inaugurado ao som da Banda Tremel

Data magna foi 3 de abril (quinta-feira), às 19 horas e 30 minutos em Jaraguá do Sul, aconteceu a entrega do Centro Histórico.Centenas de convidados ocuparam a sede da antiga Estação Ferroviária, edificada logo após a construção e inauguração da malha férrea, em 1910, trecho de São Francisco do Sul a Hansa, atual cidade de Corupá (SC).Na ocasião a imprensa compareceu para registrar o acontecimento mais significativo ligado à memória da ferrovia e aguardada por longos 10 anos a sua execução.Para marcar a data, nao faltou música para o povo. A Banda Treml de São Bento do Sul (SC)desceu a Serra do Mar, para abrilhantar esta festa, que foi regada por composições musicais, que em Jaraguá (antigamente) e Jaraguá do Sul, ainda estão presentes no imaginário coletivo.

Empreendedores e as autoridades do Governo de Jaraguá do Sul descerraram a placa alusiva ao ato inaugural do Centro Histórico.

A Associação Húngara, por meio do Grupo de Danças Dunántúl participou do cerimonial inaugural. A Senhorita Joice Quadros entregou a placa em homenagem ao Prefeito Moacir Bertoldi.
Familiares dos ex-ferroviários (in memorian) compreceram para conhecer o novo espaço cultural revitalizado; Na foto (da esquerda p/a direita) temos: Adolpho Oswaldo Saade, Mercedes Silva Saade, Alaides Silva Mahfud e Amadeus Mahfud. Na primeira fila a Sr Ernestina Dutra, com aproximadamente, quase 10 décadas de vida.
Convidados lotaram o antigo armazém da Estação Ferroviária, agora revitalizado e apto para o uso exclusivo para a cultura da cidade.
O Sr Hilário Nichelatti (ex-ferroviário), a filha Selézia, Celso Von Vossen (gênro), Frau Behling e Waldemar Behling, no messanino, onde será o instalado o setor administrativo da Biblioteca Pública Municipal "Rui Barbosa".
Música para abrilhantar a festa da inauguração da Estação do Trem, também conhecida como armazém da ferrovia, no inicio do século XX. A Banda Treml, da cidade de São Bento do Sul veio a Jaraguá do Sul, entrando para a história do evento, pela qualidade do repertório musical e pela excelência musical dos músicos e intrumentistas. São 95 anos de tradição musical, o que qualifica a Banda treml, como um dos maiores partimônio da cultura musical de Santa Catarina e do Brasil.

A placa registra o marco inaugural, cuja data se torna um divisor de águas, para a história de Jaraguá do Sul, a partir da revitalização da Estação do Trem Jaraguá.
"A inauguração das primeiras etapas da revitalização do Centro Histórico reuniu convidados, autoridades, familiares de ex-ferroviários e alguns remanescentes da Rede Ferroviária Federal. O evento aconteceu dia 3 de abril. O arquiteto Edson Luiz de Lima, falou em nome dos engenheiros e arquitetos que se empenharam no projeto. De acordo com ele, a idéia de revitalizar o Centro surgiu em 1997. “Estamos varrendo a poeira que cobria a história de Jaraguá do Sul”, comentou. As empresas Weg, Trapp, Zanotti, Duas Rodas e Mime, foram as principais incentivadoras do projeto, que teve R$ 1,7 milhão investido até agora. Além disso, o projeto recebeu doações significativas de pessoas físicas. Em nome dos incentivadores, falou o diretor-presidente da Weg, Harry Schmelzer Júnior, destacando o Centro Histórico como a repetição de uma história de sucesso, por ser mais uma obra de referência na cidade com o tripé poder público, empresas e a comunidade. “A antiga estação de passageiros vai continuar com o seu propósito inicial: viajar. A partir de agora, as pessoas que vão passar por aqui vão continuar viajando, só que o meio de transporte serão os livros”, concluiu. Já o prefeito Moacir Bertoldi destacou que R$ 2,7 milhões já foram captados. Ele também prometeu em sete meses, no máximo, a inauguração da etapa final do projeto, desde a estação ferroviária até a Câmara de Vereadores. “Nada mais justo que a valorização da primeira engrenagem desta máquina que é Jaraguá do Sul, hoje, a quarta economia do Estado”, argumentou. No local onde funcionava o depósito de cargas, será instalada a Biblioteca Rui Barbosa. Também está reservado um espaço para um cyber, para o publico acessar a Internet gratuitamente. A transferência do acervo da Biblioteca deve acontecer nas próximas semanas.
Fonte: Jornal do Vale do Itapocu - 14 abril de 2008

Nenhum comentário: