Estatística

sábado, abril 19, 2008

Amadeus Mahfud, um descendente de libanês que nasceu próximo a Estação do Distrito Jaraguá

A década de 20, em Jaraguá (SC) foi marcada por importantes marcos, como a primeira década que circulou o semanário Correio do Povo, início dos movimentos para edificação de um hospital, instalação de uma escola primária (Abdon Batista), e a edificação da Sociedade Atiradores Jaraguá.
Foi em meio a esses movimentos reivindicatórios, que nasceu Amadeus Mahfud, filho de pai libanês e mãe brasileira.
Amadeus nasceu no ano de 1926, próximo a ferrovia, que ainda atravessa a atual cidade de Jaraguá do Sul. Foi a beira da ferrovia, que passou a infância e juventude. Portanto, conheceu desde a tenra idade, um dos marcos mais significativos da história do desenvolvimento econômico desta cidade, a ferrovia e a Estação de Trem 1 (um), conhecida também como armazém.
Para reviver parte desta história, no dia 19 de abril, convidei o Sr Amadeus Mahfud, para uma visita ao local, que hoje constitui o Centro Histórico de nossa cidade, em via de revitalização.
Durante a visita, fomos surpreendidos por duas composições ferroviárias, que chegavam à cidade pelas 10 horas e 45 minutos. Outro fato marcante, foi o encontro do Sr Mahfud com o Sr Juares, o último chefe de trem, da Estação Jaraguá do Sul, que ainda mora na casa da Rede Ferroviária (hoje extinta) do Sr Inocêncio Silva (in memórian), antigo chefe nos primórdios da ferrovia.
Para não perder parte desta história, neste dia passei a realizar o registro por imagens digitais (fotos e vídeos).
Vale ressaltar, que os depoimentos de Amadeus e Juares, os quais são uma rara enciclopédia, contribuem para enriquecer os novos saberes elaborados, pois ambos são portadores de ricas histórias. Essas histórias permeiam o imaginário coletivo da cidade, enriquecendo o patrimônio imaterial. Sem soma de dúvida, as novas gerações, quando circularem pelo Centro Histórico, cujo marco é um novo divisor de águas na história desta cidade, sentirão orgulho do espaço revitalizado, agora um novo ambiente luz, integrado à paisagem urbana de Jaraguá do Sul.

Um registro fotográfico, para marcar o dia em que o Sr Mahfud retornou à Estação (1) Jaraguá. Valeu o dia por ouví-lo e registrar os conhecimentos o qual possui da ferrovia e do local.

A composição ferroviária deixava Jaraguá do Sul, rumo à Mafra, quando realizamos a imagem fotográfica, a qual ilustra o blog nesta data.
O encontro dos senhores Amadeus e Juares, nos trilhos de Jaraguá do Sul, ambos conversaram sobretudo, da história do passado, que foi marcada pelos indicadores da Maria Fumaça, Automotriz e dos trens de carga misto.

Observando da plataforma da empresa Breithaupt, o cenário do restauro do Centro Histórico de Jaraguá do Sul, o Sr Amadeus reviveu muitas histórias, as quais são partes de uma geração que nasceu ao lado da ferrovia.

Nenhum comentário: