Estatística

segunda-feira, fevereiro 12, 2007


IIº Encontro de Músicos da Cultura Alemã
11/03/07 _ Domingo _ 9 hs
Iª Exposição:"Instrumento musical... o dom do músico... os acordes de uma história" 08/03/2007 _ Quinta-feira _ 19hs

No próximo dia 11 de março de 2007 acontecerá na sede do Botafogo Futebol Clube o II Encontro de Músicos da Cultura Alemã de Instrumentos de Foles, Sopro, Cordas e Eletrônicos.

A organização do evento tem a participação da Associação de Músicos de Jaraguá do Sul e do Vale do Itapocu, fundada em novembro de 2006 tendo como presidente a Sra. Bruni Schwarz. A Associação tem como objetivo unir a categoria dos músicos, visando o fortalecimento do grupo e quer contribuir com iniciativas musicais de diversas culturas.

O Botafogo Futebol Clube, neste ano em que completará 58 anos de existência, será o anfitrião pela segunda vez do evento que já integra o evento cultural do clube localizado na Barra do Rio Cerro. Além do encontro de músicos o Botafogo dedica-se às diversas manifestações culturais da região.

Paralelamente às festividades de 11 de março, a exposição “Instrumento musical... o dom do músico... os acordes de uma história” reunindo fotografias, histórias e instrumentos musicais estará aberta à visitação pública no Museu Wolfgang Weege – Parque Malwee de 08 a 25 de março de 2007.

A parceria entre o Museu “Wolfgang Weege”, Fundação Municipal de Cultura de Jaraguá do Sul/Arquivo Histórico Municipal “Eugênio Victor Schmöckel” possibilitou a organização dessa exposição que conta com os trabalhos de pesquisa de Ademir Pfiffer e a curadoria sob os cuidados da equipe do Museu e Silvia Toassi Kita, as quais irão mostrar a trajetória de diversos músicos, bandas musicais, instrumentos musicais e luthier. Além disso, acontecerá a mostra de instrumentos musicais e ferramentas de fabricantes e consertadores de instrumentos musicais.

Ainda no dia 10 de março, sábado, na Praça Ângelo Piazera, Centro, acontecerá um agito cultural e musical, promovido pela Associação dos Músicos a partir das 10 horas. Esse evento reunirá bandas e músicos de diferentes gêneros musicais e tem por objetivo revelar a difusão da arte musical através de músicos, nas diversas linguagens e culturas, sendo muitos deles personagens desconhecidos na história da cidade e região do Vale do Itapocu.

No Botafogo Futebol Clube as festividades do II Encontro de Músicos da Cultura Alemã iniciam-se às 9h com um culto ecumênico realizado pelas paróquias católica e luterana da Barra do Rio Cerro. Às 10h iniciam-se as apresentações de palco com a presença do comunicador Fred Ullrich, juntamente com o Sr Loreno Marquardt, conhecido como o “Papagaio”[1]. Todo o evento terá transmissão ao vivo pela Rádio Jaraguá e Rádio Clube (Blumenau).

Entre os músicos que estarão se apresentando no dia 11 destaca-se a presença da Banda Adler’s Band que se fará presente durante todo dia encerrando com uma domingueira. A Banda Estrela de Ouro, que foi incentivadora do primeiro Encontro de Músicos, estará no evento, como convidada especial e de honra. O musicista Marcio Brosowski (Trio Edelweis), muito conhecido em São Bento do Sul (SC) e, em todo o Brasil, por sua habilidade artística e musical, entoará o Hino de Santa Catarina, com bandoneon, fato que acontecerá em Jaraguá do Sul pela primeira vez. O Jazz Elite Band, com os 16 músicos, da cidade de Corupá, uma das bandas mais antigas, na região do Vale do Itapocu fará a abertura, entoando o Hino de Jaraguá do Sul, bem como irá abrilhantar o evento com outras músicas da cultura alemã.
O II Encontro de Músicos da Cultura Alemã e a exposição “Instrumento musical... o dom do músico... os acordes de uma história” também tem por objetivo homenagear músicos, luthier e consertadores de instrumentos de foles, pela contribuição que deram à cultura musical no Vale do Itapocu e Jaraguá.

Entre alguns nomes destacam-se Udo Maass, Antonio Schmitt, Tioãozinho do Acordeão, Walter Carlos Hertel, Manequinha, Iara Fischer Sprigmann, Dr Fernando Sprigmann, Silva, Ilson Bastos (kito), Ingo Rech, Lauro Siebert, Romeu Bastos. In Memorian: Emílio da Silva, Alfredo Lewerenz, Antonio Martins, Leopoldo Augusto Gerent, Mathias Scheuer, Adélia Piazera Fischer, Emílio Silva, Erich Tank, Romeu Bastos, Hermann Purnhagen, Afonso Franzner, Kurt Reimer, Gustavo Guilherme Tank, entre outros.

As homenagens especiais serão concedidas aos músicos Udo Maass, Antonio Schmitt e Heinz Brendel e ao luthiers Leopoldo Frederico Stein. Destaque para os senhores: Lauro Grassmann e Ivo Grassmann (luthier/harpa), Paulo Danker (consertador de instrumentos de foles) e Cristiano Mannes (luthier/violino).

Algumas bandas também merecem lembradas como: Jazz Elite (Hansa/ Corupá), Banda Danker e Lemke (Bananal/Guaramirim), Universal (Teobaldo Krenke), MSM, Zequinha Vieira (Massaranduba); Trio Wolf (Felix Wolf) Banda Real e Aurora, ambas de Jaraguá do Sul, dentre outras.

Ademir Pfiffer – Comissão Organizadora
Data:04/02/07

P.S. . 1- O Sr Carlos Denk, bandoneonista participará da abertura da Exposição “Instrumento musical... o dom do músico... os acordes de uma história”, em 08 de março, abrilhantando músicas diversas, para animar o evento. O Sr Carlos Denk, é de ascendência húngara, nascido em Ribeirão da Lagoa, Município de Massaranduba (SC) e reside desde 1977 em Jaraguá do Sul.
2 – No dia 11 de março o Sr Carlos Denk fará lançamento do seu novo CD (Bandoneon e Bateria), sendo ele autor de todo o repertório musical.
3 – O Sr Ingo Schroeder, ex-integrante da Banda Vilanense de Vila Itoupava, Blumenau, também lançará o CD (Dass Geht Nach Blumenau).
4-O Sr Dário Zermiani, o afamado acordionista da cidade de Guaramirim (SC) fará o lançamento de seu CD (Catarina da Sanfona). Ele é conhecido nos grandes centros de consumo (Estado de São Paulo) por sua habilidade e talento musical, sendo o seu repertório composto por músicas raras e de fina arte musical.
5- Tal’s Buam (Garotos do Vale), também fará o lançamento do CD ( Die erfolgs musik), a partir das 14 horas.



[1] Papagaio é o comunicador do Botafogo Futebol Clube, o qual é mestre de cerimônias sociais e culturais deste Clube, o qual tem domínio do dialeto alemão.

Nenhum comentário: