Estatística

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Rio "Serro" e Aurora, o caminho da rota do turismo pomerano e alemão de Jaraguá do Sul

Imagem fotográfica do folder turístico para difusão do Portal do Turismo em Rio Cerro II e Aurora.

28/02/2007- Imagem digital

28/02/2007 - Imagem digital
Imagem nitida sem maquiagem, a qual revela as caraterísitcas arquitetônicas da obra e da paisagem artificial.

21/12/2006 - Imagem digital

Perfil horizontal do telhado já em fase final de construção e cobertura.

12/12/2006 - Imagem digital
Obra em via de cobertura, cujo trabalho de equipe dos construtores revela-se muita ágil na execução dos trabalhos, apesar da chuva.

12/12/2006 - Imagem digital
Sem telhado, a obra do Portal do Turismo Pomerano e Alemão revela a grandiosidade de sua estutrua arquitetônica, idelaizada pelos estudantes e professores do curso de Arquetetura da UNERJ.

12/12/2006 - Imagem digital
Máquinas do Governo de Jaraguá realizando serviços de terraplanagem, no entorno do Portal Rio Cerro e Aurora.

12/12/2006 - Imagem digital
Em dezembro apesar de muita cheva, o Governo de Jaraguá empreendia esforço para execução desta obra.

O Portal Pomerano e Alemão na imprensa local. Eis uma matéria por Flávio Bruganago:

A Secretaria de Turismo fará em março a inauguração do Portal Alemão, situado na Rodovia Wolfgang Weege, que liga Jaraguá do Sul a Pomerode (SC-416). A informação é do responsável pela pasta, Leônidas Nora.
Segundo ele, “o espaço está passando por um embelezamento e deverá ser entregue nos próximos dias. O investimento foi de R$ 200 mil, oriundos do Governo Federal e contrapartida da Prefeitura, em um espaço que totaliza 107 m²”.
O Portal foi construído em estilo enxaimel e retrata a história da colonização alemã do município. Com dois pavimentos, o espaço tem três salas destinadas a comunidade do Rio Cerro, posto policial, posto de informações turísticas, associação de moradores e clube de mães.
A Secretaria encaminhou ao Ministério do Turismo, em Brasília, a solicitação para construção de mais dois portais no município e está aguardando a aprovação. Um deles é o da cultura italiana, que será construído próximo a Nereu Ramos e o outro do Trabalhador.
Fonte: Jornal do Vale, 22/02/2007.

sábado, fevereiro 24, 2007

Sociedade Recreativa Rio da Luz mantém a tradição do tiro ao alvo nos moldes dos costumes antigos


A Banda Montreal (PR), entre os acordes de diversas musicalidades, com instrumentos de metais e cordas abrilhantou na Sociedade Rio da Luz (Salão Centenário), a tradicional festa de Tiro ao Alvo Feminino.
A festa aconteceu no último de 24 de fevereiro, sob intenso calor, mesmo assim um bom público prestigiou o evento, associado à colonização alemã e pomerana, que se identifica com esta tradição preservada há mais de um século, no Vale do Rio da Luz.
Nesta festa foram as majestades do Tiro ao Alvo, as seguintes desportistas:
Rainha: Tânia Marli Krüger
1ª Princesa: Rosilene Kath
2ª Princesa: Elcina Krüger
Atualmente, o Sr Eno Krüger é o Presidente, tendo como Tesoureiro, o Sr Adoli Koch.

A turma do Botafogo Futebol Clube, Barra Rio Cerro está presente constantemente, no Centenário.


Tradição em servir os convidados e visitantes, com uma mesa farta entre bolos e salgados.


Ao entrar no salão cada convidado ou visitante faz sua inscrição, contribui financeiramente e leva para casa, uma pequena fita de recordação da festa da Rainha do Tiro ao Alvo.


Após a ritualística de busca das majestades, a rainha toma a palavra e convida todos para partilharem de sua festa, com respeito e deseja bom divertimento a todos.


Ritualísitca folclórica de busca de Rainha e respectivas princesas, nos acordes da banda musical.



A Sociedade guarda em prateleiras modestas, os troféus conquistados em três décadas de tradição.



Sede social, uma construção mista e de alvenaria, a qual é o ponto de encontro da comunidade.


Placa revela a fundação da Sociedade no ano do centenário de Jaraguá do Sul.

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Sr Tomazelli, um musicista que toca bandoneon com destresa e acordes
Rio Molha, Rua Adolfo Emmendörfer reside um músico de foles, o qual revela o dom musical permeado de sons que orgulham a tradição da nossa história musical.

Vou revelar depois da festa quem é este músico.

Não é bonito?Então confira no Botafogo dia 11 de março- Jaraguá do Sul - SC




Danker, uma família que trouxe ao Brasil a arte do concerto dos instrumentos de foles há mais de 100 anos


Rua Bananal Sul, Guaramirim (SC) está localizado o atelier do Sr Paulo Danker, o qual dá continuidade à arte de concerto dos instrumentos de foles, para os músicos do Vale do Itapocu, Vale do Itajaí, Nordeste do Estado catarinense (Joinville e São Bento do Sul).

Uma das salas do atelier Danker, onde se realiza o concerto dos instrumentos de foles (gaitas e bandoneons).


Músicos, musicistas e instrumentistas de foles deixam nas paredes do atelier do Sr Paulo Danker, a divulgação pelos cartazes, das tendências musicais que resistem ao tempo, neste terceiro milênio.
A cultura de músico, luthier e de consertador de foles recebendo incentivos


O convite é estendido aos músicos e demais profissionais ligados a esse universo de arte, cordas, sopro e eletrônico, que irão se apresentar em 11 de março, no palco do Botafogo Futebol Clube, o qual se tornou no local da difusão da cultura musical alemã.Bem vindo a todos!
Jazz Elite Band, uma banda com um curriculun histórico, desde Hansa à Corupá



quarta-feira, fevereiro 21, 2007

MARCIO BROSOWSKY, o catarina que carrega no sangue a cultura musical alemã

As festas que são expressão da cultura autêntica alemã em São Bento do Sul (Schlackfest); Jaraguá do Sul (Botafogo/Encontro de Músicos da Cultura Alemã; Pomerode (Festa Pomerana); Joinville(Bandoneonfest), contam com a qualidade do Trio Edel Weiss, onde o musicista Márcio faz o bandoneon chorar.



Por que Márcio Brosowsky tocou na Câmara de vereadores de Joinville? É uma das muitas perguntas que poderíamos formular a ele.Responderia em palavras ou em música? Com certeza com música!Quem foi homenageado pelas músicas deste musicista e instrumentista? Quem o convidou para representar a cultura do instrumento de foles (bandoneon)? Para saber as respostas para tantas perguntas, confira no dia 11 de março, no Botafogo o repertório deste grande músico do bandoneon.Não precisamos ira à Buenos Ayres para ver alguém tocar bandoneon, com alto estilo musical.

segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Livro de Poesias de um jaraguaense...




Para apresentação como no livro:

ARÃO BARBI, nasceu em Jaraguá do Sul, trabalha como Corretor de Seguros e o livro de poesias Impressões é seu livro de estréia.
Fone: 47 3371 - 0825
e-mail: arao@netuno.com.br
Escola de Samba "Em Cima da Hora" revelou a arte carnavalesca em suas cores

"Pode-se vencer pela inteligência, pela habilidade ou pela sorte, mas nunca sem trabalho"
(A. Destoef)

Noite de 17 de fevereiro, na Rua Walter Marquardt, a população jaraguaense conferiu de perto, a cultura dos afros em matéria de Carnaval. São mais de 7 décadas presente nesta cidade.
O Carnaval chegou a região do Vale do Itapocu, por volta de 1932, com o médico Dr Álvaro da Costa Batalha, nascido em Salvador(BH).
O acervo fotográfico disponivel para pesquisas, no Arquivo Histórico Municipal "Eugênio Victor Schmöckel", também revela a década de 30, como a primeira década da existência desta cultura carnavalesca, nesta cidade.
O mestre Manequinha, nascido em Jaraguá, também se tornou herdeiro da cultura do Boi-de-mamão, a qual foi introduzida pela família do Professor Antonio Manoel Martins, no Jaraguá Esquerdo, no inicio do Século XIX.
Atualmente,Manequinha é a expressão maior destas duas manifestações folclóricas em Jaraguá do Sul,pois durante sua trajetória de vida, manteve vivo esse patrimônio imaterial e de relevante significado à cidade e região do Vale do Itapocu.


Nerciana e Tiago, Porta Bandeira e Mestre Sala revelaram habilidades artísticas com precisão apurada. Muito aplaudidos no desfile de rua em 2007.


O carro alegórico que caracterizou o espetáculo circense do globo terrestre, também revelou o universo do ciclismo, cultura esportiva em pleno crescimento, na cidade de Jaraguá do Sul.



Cores alegres deram o brilho significativo, para que esta Escola de Samba fosse muito aplaudida, cujo reconhecimento, também partiu do público, pois o trabalho coletivo dos integrantes da bateria contagiou a todos.


Jaqueline da Silva,a Rainha do Carnaval deste ano revelou os traços da juventude afro, com beleza e muita simpatia, conquistando o grande público, o povo jaraguaense.





Professora Marlene Rosa, como educadora fez história e como foliã continua atuante na história jaraguaense, representando a cultura afro.


As cartas são elementos significativos na mão do mágico, num espetáculo circense.Na noite de sábado, não faltaram os mágicos coloridos para encantar as crianças.

domingo, fevereiro 18, 2007

25 de Julho,o Schützenverein que mantém viva a tradição feminina do Tiro ao Pássaro

Data:17/02/07
Bairro: Jaraguá 99



A Sra Ilca Braun Fodi é uma das coordenadoras das competições do "Tiro ao Pássaro" e competidora.



A menina Tamires Bähr, com a Srs Rosani Theilacker Hoeltgebaum foram umas da voluntárias, para secretariar os serviços de inscrições dos(as) convidados(as).


Salete Tecilla,secretária da Associação dos Clubes de Caça e Tiro do Vale do Itapocu, também presente, registrando o evento social e cultural, com uma máquina fotográfica digital.


Rainha: Sirlei H. Pacheco
1ª Princesa: Dorilda B. Krüeger
2ª Princesa:Cristiane B. Wolter



Apesar do intenso calor, a Sra Ilca Braun Fodi comandou a ritualística de busca das majestades do Tiro ao Pássaro, trajeto entre a Sociedade e a casa de Comércio do Sr Wigando Meier. A Sr Ilca está nesta função de comandate aproximadamente há 8 anos.


As bandeireiras também são destaque durante a marcha de busca das majestades.
Schützenverein Comercial Jacu Açu - Guaramirim - SC



Com a presença de recorde de 550 pessoas, entre associados e convidados, o Comercial do Jacu - Açu realizou no último dia 03 de fevereiro, a tradicional festa de Rainha do Tiro ao Alvo da Sra Gertrudes Reinke Stein e respectivas princesas, Andréia Wagner e Ursula Baumann Zager.
A famosa Banda Estrela de Ouro, de Jaraguá do Sul (SC) abrilhantou a tarde e o baile noturno, dos festejos em homenagem as majestades.
Apesar da diretoria de ter ampliado a sede social em 2006, a Sociedade continua pequena para acomodar a grande quantidade de pessoas que vão a ela buscar o lazer recreativo, com a melhor qualidade das tradições culturais guaramirense.



Cozinha local onde cozinheiros e cozinheiras prepararam uma janta a todos convidados, totalizando 502 contribuintes.


Os associados do Botafogo compareceram em número bem elevado à Sociedade Comercial.De repente, um desconhecido corta o grupo, no momento do clik fotográfico.


Schützen hause lotada por diversas famílias, convidados e associados.


Frau Stein recebendo o troféu da neta. Muitos aplausos!


Visita de Jaraguá 99, Sociedade 25 de Julho, de Jaraguá do Sul (SC).


Ritualística folclórica de busca de rainha, ao som Banda Estrela de Ouro, a banda das marchas com acordes sem fim.
Sociedade dos Atiradores Brüderthal - Guaramirim - SC










Sábado, 27 de janeiro se realizou a primeira festa do tiro ao alvo, feminino do ano de 2007, nesta Sociedade, após a inauguração da Rodovia Rodolpho Jahn - SC 413.
Coube a Sra Elvira Engelmann realizar a primeira ritualista folclórica de busca de rainha, por esta nova rodovia. O Sr Ivo Zech (comandante) e a Banda Paisagem do Estado do Paraná participar deste ato cultural e histórico.
Era uma tarde de sábado, com Sol escaldante, mesmo assim atraiu centenas de pessoas, os quais vieram em busca da recreação social e cultural.
Esta Sociedade passou a ser a mais assediada do interior do Município de Guaramirim, pois esta agora conta com ótimo acesso e ótima estrutura física. Portanto, os que apreciam a cultura do tiro de Brüderthal retornam a freqüentar às festas.
A diretoria atual está sob os cuidados do Sr Carlito Engelmann, um mestre na arte do trabalho voluntariado a serviço da cultura desta cidade.





Sede social, local onde ocorrem as manifestações folclóricas e cultuais, as quais elevam a unidade desta comunidade, que tem o compromisso de manter vivas, as tradições dos primeiros imigrantes que chegaram em 1886.

TRADIÇÃO DO TIRO AO PÁSSARO, em Massaranduba ganha contornos históricos-cultuarais



Logo da banda musical que abrilhantou os festejos do Tiro ao Pássaro.



Toda a competição vai para um livro de registro e memórias.Gente organizada e preocupada com a posterioridade.




A tradição da cultura medieval do Tiro ao Pássaro foi resgatada, no último dia 13 de janeiro, sábado, na Sociedade Onze União, de Massaranduba (Patrimônio).
Anualmente, esta manifestação folclórica é resgatada pelas senhoras associadas à Sociedade Onze União, através da prática esportiva, com uso de um alvo e um pássaro (madeira), o qual possui em seu bico, um objeto pontiagudo. O pássaro é amarrado a um fio e suspenso no ar, o qual é arremessado ao alvo. A vencedora é a que possuir a melhor mira.
Foram homenageadas nesta tradicional festa, as seguintes majestades do Tiro ao Pássaro:

Jandira Voelz - Rainha
Angela Woisnash - 1ª Princesa
Marina Bruch -2ª Princesa

A Banda Arco Brasil, de Massaranduba realizou a tradicional ritualística folclórica de busca de Rainha, com um bonito desfile, o qual contou com a participação de diversas sociedades de tiro ao alvo dos municípios de Blumenau, Schroeder, Guaramirim e Jaraguá do Sul.

“(...) O povoamento do teuto-brasileiro nesta área sempre foi maioria absoluta, era natural que os usos e costumes de origem germânica fossem acentuados (...)” Sueli Vanzuita Petry




Muito ensaio e concentração para o arremesso do "pássaro" ao alvo.


O "pássaro" pregado ao alvo.