Estatística

quarta-feira, julho 19, 2006

Monumento às Etniasum espaço diverso refletindo as culturas que compõe a demografia de nossa cidade

Todo ano, no mês de julho acontecem várias programações para ilustrar o calendário de eventos sociais e culturais pertinentes ao aniversario de fundação de Jaraguá do Sul, em 25 de julho.Para este ano foi programado um estudo minucioso de uma maquete, que contém os indicadores da história de imigração e colonização da cidade.
Através da participação dos diversos segmentos da sociedade civil organizada, encomendou-se um Projeto, que contemplasse as diversas culturas, como a húngara, alemã/pomerana, italiana, polonesa e afro-descendente.
Segundo um dos técnicos da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, os fundamentos teóricos norteadores da proposta baseia-se no seguinte argumento:

" Criar um monumento que homenageie as pessoas que vieram à Jaraguá do Sul, em busca de esperanças, aventuras, trabalho, ou simplesmente largando uma situação difícil em sua terra de origem. É uma forma de homenagear os descendentes dos primeiros imigrantes das etnias, Alemã, Italiana, Húngara, Polonesa e Afro-descendentes .Foram eles que construíram esta cidade, projetaram nosso município com seu trabalho, perseverança e fé. Legaram-nos a cultura, o espírito de trabalho, de religiosidade, a alegria das festas e o lema de ordem e progresso." (Sidnei Marcelo Lopes)

Entidades Envolvidas:

Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul – Fundação Cultural
Centro de Cultura Alemã
Associação da Cultura Húngara
Círculo Italiano
MOCONEVI
Associação da Cultura Polonesa
Definição de Termos:
Monumento: Obra ou construção que se destina a transmitir à posteridade a memória de fatos ou pessoas notáveis.
Etnias:
Grupo de indivíduos biológica e culturalmente homogêneo; Conjunto de indivíduos unidos por características somáticas, culturais e lingüísticas comuns.

O monumento será instalado na Avenida Getúlio Vargas, Centro, entre o antigo depósito de carga/descarga e a Estação Ferroviária, de propriedade Pública do Governo de Jaraguá .Paralelo a esse Projeto, a comunidade jaraguaense aguarda com perspectiva, o processo de revitalização do conjunto desses prédios arquitetônico, que integram a paisagem urbana da cidade.Através do Projeto de Revitalização, será instalado em um dos prédios restaurados, o Centro Permanente de Resgate de Memória da Ferrovia, o primeiro no gênero no Vale do Itapocu.
Essa etapa deverá ser decisiva e trazer à comunidade, importantes discussões à respeito de preservar o maior legado cultural(a ferrovia) da história da cidade, tangente ao desenvolvimento econômico, social e cultural, no transcorrer do século XX.
Em 2010, quando comemora-se o Centenário da chegada da ferrovia e do trem em Jaraguá do Sul, a cidade estará incluída na rota Nacional de preservação e conservação da memória da ferrovia.

Nenhum comentário: