Estatística

quinta-feira, julho 06, 2006

Jourdan, uma família em movimento

Depois de 130 anos da chegada de Emílio Carlos Jourdan, o colonizador belga, ao Vale do Itapocu, Miguel Fernandes Jourdan e Maria José Jourdan de Aquino, bisnetos retornam a Jaraguá do Sul, para prestigiar o evento de lançamento do Livro "De Jaraguá a Jaraguá do Sul – O legislativo catarinense resgatando a história da cidade (1883 – 2006)".
Pontuando a visita da família Jourdan, destaca-se que após 130 anos, os descendentes de Emílio Carlos Jourdan Chegam à cidade num moderno veículo, próprio à viagem ao campo. Portanto, muito diferente do bisavô, que quando chegou à Jaraguá, em 1876, através de abertura de picada na floresta ou através do leito do Rio Itapocu, os únicos meios para atingir o objetivo de suas expedições, visando a colonização.
O Sr Emílio da Silva, pesquisador e historiador, no livro de sua autoria – IIº Livro – Jaraguá do Sul, um capítulo da povoação do Vale do Itapocu, na página 40, narra alguns fragmentos históricos, da segunda expedição do Sr Jourdan, ao Vale do Itapocu. Além do texto, o autor mostra uma obra de arte, também fruto de sua criatividade artística, cuja temática revela a chegada triunfal do Sr Emílio Carlos Jourdan num sábado de Aleluia, nas terras que constituíam o dote de matrimônio, da Princesa Isabel e do esposo Conde D’Eu.
Foto:Shirlei S. Teles - Funcionária Arquivo Histórico Municipal "Eugênio Victor Schmöckel"

Nenhum comentário: