Estatística

quinta-feira, julho 27, 2006

CIRCULO DE LEITURA DE JARAGUÁ DO SUL - 4ª. SESSÃO
Por Carlos Henrique Schroeder

Caros Membros Fundadores (as),


A quarta-sessão do Círculo de Leitura de Jaraguá do Sul acontece no próximo dia 26/07 (quarta-feira) as 17 horas na Grafipel Megastore, no centro de Jaraguá do Sul.Para a quarta-sessão temos novidades, vamos homenagear o maior dramaturgo brasileiro de todos os tempos:Nelson Rodrigues. E para isso, traremos a maior pesquisadora da obra de Nelson Rodrigues no estado, Jade Gandra Lenhart.Também teremos uma intervenção do Grupo de Experimentação Cênica (GPOEX) e uma exposição de livros do dramaturgo.O Círculo será assim distribuído:- Todos os participantes comentam brevemente suas leituras.- Jade Gandra Lenhart explana sobre suas leituras de Nelson Rodrigues.- Leitura dramática (aproximadamente 15 min) de trechos do monólogo Valsa Número 6 com o Grupo de Experimentação Cênica (GPOEX).- Debate.

SOBRE NELSON RODRIGUES:(OBRAS) - ordem cronológica - A Mulher sem Pecado - 1941 - Direção Rodolfo MayerVestido de Noiva - 1943 - Direção: ZiembinskiÁlbum de Família - 1946 - Direção: Kleber SantosAnjo Negro - 1947 - Direção: ZiembinskiSenhora dos Afogados - 1947 - Direção: Bibi FerreiraDorotéia - 1949 - Direção: ZiembinskiValsa nº.6 - 1951 - Direção: Milton RodriguesA Falecida - 1953 - Direção: José Maria MonteiroPerdoa-me por me Traíres - 1957 - Direção: Léo Júsi.Viúva, porém Honesta - 1957 - Direção: Willy KellerOs Sete Gatinhos - 1958 - Direção: Willy KellerBoca de Ouro - 1959 - Direção: José Renato.Beijo no Asfalto - 1960 - Direção: Fernando Tôrres.Otto Lara Resende ou Bonitinha, mas Ordinária- 1962 - Direção Martim Gonçalves.Toda Nudez Será Castigada - 1965 - Direção: ZiembinskiAnti-Nelson Rodrigues - 1973 - Direção: Paulo César PereioA Serpente - 1978 - Direção: Marcos FlaksmanNota: Todas as estréias foram no Rio de Janeiro.Nelson Rodrigues escreveu 17 peças teatrais. Sua edição completa abrange quatro volumes divididos na ordem cronológica. Assim, as peças seguem o plano de publicação:Peças psicológicas: A Mulher Sem Pecado; Vestido de Noiva; Valsa nº 6; Viúva, Porém Honesta e Anti-Nelson Rodrigues;Peças míticas: Álbum de Família; Anjo Negro; Dorotéia; Senhora dos Afogados;Tragédias Cariocas I: A Falecida; Perdoa-me por me traíres; Os sete Gatinhos e Boca de Ouro;Tragédias Cariocas II: O Beijo no Asfalto; Bonitinha mas ordinária; Toda nudez será castigada e A Serpente.RomancesMeu Destino É Pecar - 1944Escravas do Amor - 1944Minha Vida - 1944Núpcias de Fogo - 1948A Mulher que Amou Demais - 1949O Homem Proibido - 1959A Mentira - 1953Asfalto Selvagem - 1959 (Também conhecido como "Engraçadinha")O Casamento - 1976ContosCem Contos Escolhidos - A Vida como Ela É... - 1972Elas Gostam de Apanhar - 1974A Vida como Ela É — O Homem Fiel e Outros Contos - 1992A Dama do Lotação e Outros Contos e Crônicas - 1992A Coroa de Orquídeas - 1992CrônicasMemórias de Nelson Rodrigues - 1967O Óbvio Ululante - 1968A Cabra Vadia - 1970O Reacionário - 1977O Óbvio Ululante - 1993O Remador de Ben-Hur - 1992A Cabra Vadia - Novas Confissões - 1992A Pátria sem Chuteiras - Novas Crônicas de Futebol - 1992A Menina sem Estrela - Memórias - 1992À Sombra das Chuteiras Imortais - Crônicas de Futebol - 1992A Mulher do Próximo - 1992TelenovelasA morta no espelho - TV Rio - 1963Sonho de amor - TV Rio - 1964O desconhecido - TV Rio - 1964O Homem Proibido - TV Globo - 1982FilmesSomos Dois - 1950 - Direção: Milton RodriguesMeu Destino É Pecar - 1952 - Direção: Manuel PelufoMulheres e Milhões - 1961 - Direção: Jorge IleliBoca de Ouro - 1962 - Direção: Nelson Pereira dos SantosMeu Nome É Pelé - 1963 - Direção: Carlos Hugo ChristensenBonitinha, mas Ordinária - 1963 - Direção: J.P. de CarvalhoAsfalto selvagem - 1964 - Direção: J.B. TankoA Falecida - 1965 - Direção: Leon HirzmanO Beijo - 1966 - Direção: Flávio TambelliniEngraçadinha Depois dos Trinta - 1966 - Direção: J.B. TankoToda nudez será castigada - 1973 - Direção: Arnaldo JaborO Casamento - 1975 - Direção: Arnaldo JaborA Dama do Lotação - 1978 - Direção: Neville d'AlmeidaOs Sete Gatinhos - 1980 - Direção: Neville d'AlmeidaO Beijo no Asfalto - 1980 - Direção: Bruno BarretoBonitinha, mas Ordinária - 1980 - Direção: Braz ChediakÁlbum de Família - 1981 - Direção: Braz ChediakEngraçadinha - 1981 - Direção: Haroldo Marinho BarbosaPerdoa-me por me Traíres - 1983 - Direção: Braz ChediakBoca de Ouro - 1990 - Direção: Walter Avancini


GRANDES FRASES DE NELSON RODRIGUES:

"A companhia de um paulista é a pior forma de solidão.""O homem começa a morrer na sua primeira experiência sexual.""Só os profetas enxergam o óbvio.""Deus prefere os suicidas.""A morte é anterior a si mesma.""Toda unanimidade é burra.""Todo desejo é vil.""A cama é um móvel metafísico.""Até 1919, a mulher que ia ao ginecologista sentia-se, ela própria, uma adúltera.""O brasileiro chamado de doutor treme em cima dos sapatos. Seja ele rei ou arquiteto, pau-de-arara, comerciário ou ministro, fica de lábio trêmulo e olho rútilo.""Sou um reacionário. Reacionário é aquele que quer liberdade, quer o pão e se recusa a admitir que o Estado tome conta dos seus filhos, faça eles de palhaços.""Eu me nego a acreditar que um político, o mais doce político, tenha senso moral. O que me dá um certo inconformismo é a discriminação que se faz: Franco é um canalha mas Stalin não é um canalha. A ONU não considera Stalin um canalha. Para ela, o fato de existirem intelectuais internados em hospícios não é um ato atentatório aos direitos humanos.""Durante 20 anos, durante toda a década de 40 e toda a década de 50, fui um homem absolutamente só. Combatido, me chamaram de tarado, de cérebro doentio. Poucas pessoas, algumas exceções como Gilberto Freyre, José Lins do Rego e Manuel Bandeira, me estimulavam. Mesmo o Manuel Bandeira chegou pra mim um dia, quando eu e meus personagens éramos odiados, e disse: ' Nelson, por que você não faz uma peça em que os personagens sejam assim como todo mundo?' Eu respondi da forma mais singela: 'Mas meu caro Bandeira, meus personagens são como todo mundo.' Porque uma coisa é verdade: quem metia ou mete o pau no meu teatro está procedendo como um Narciso às avessas, cuspindo na própria imagem.""Um colega da Última Hora me perguntou: 'quais seriam as suas últimas palavras?' Para um sujeito com quarenta e um graus de febre, esta piada é de uma crueldade mortal. Eu disse a ele: Minhas últimas palavras são as seguintes, 'que boa besta é o Marx!'. Eis um momento em que o sujeito não faz pose, porque, na hora de morrer, cada um fica atribuladíssimo com a própria morte. Sem fazer a menor pose - e achando que ia morrer - eu disse, então, aquelas que seriam minhas últimas palavras: 'Marx é uma besta!'"

Quem é Jade Gandra Lenhart?

Jade Gandra Lenhart é bacharel em Jornalismo pela UFSC e mestre em Literatura Brasileira pela UFSC, onde sua tese foi voltada para a peça Toda Nudez Será Castigada de Nelson Rodrigues. É doutoranda em Teoria da Literatura na UFSC, onde estuda A construção poética entre o melodramático e o trágico do teatro de Nelson Rodrigues. Foi responsável pela criação do site www.jornalismo.ufsc.br/nelson_rodrigues para a UFSC. Participou como convidada do VI Seminário Internacional de História da Literatura da PUC com o tema Nelson Rodrigues e a formação do teatro brasileiro moderno, é autora do livro Tempo de Guerrilha (Editora Alfa Ômega) e participou do Encontro Internacional Fazendo Gênero 6 com o tema As prostitutas de Nelson Rodrigues.

Nenhum comentário: