Estatística

quarta-feira, julho 05, 2006

Monumento aos Ex- Pracinhas Segunda Guerra Mundial

Jaraguá do Sul possui o seu Núcleo Regional da ANVFEB. Através deste foi possível mobilizar os Ex-Pracinhas para cultuar a memória dos ex-febianos, da Segunda Guerra Mundial, com a construção de um monumento na praça que leva o seu nome, ao logo da Avenida Getúlio Vargas, em frente à Estação Ferroviária. Em 29.10.1944, foi inaugurada a estação rodoviária de Jaraguá do Sul, hoje, terminal rodoviário urbano, e implantado uma praça em frente, pelo prefeito Leônidas Cabral Herbster, levando a praça seu nome. A lei nº 28, de 29.12.1948, denomina-a de Praça 29 de Outubro “em homenagem ao episódio histórico desta data de 1945, em que gloriosas forças armadas do país (...) puseram fim ao regime ditatorial que deprimia o Brasil e os brasileiros perante a consciência democrática do universo” (Art. 1º da referida lei). Em 27.07.1985, foi inaugurado o monumento aos pracinhas, sendo a praça hoje conhecida como Praça dos Expedicionários. (Fonte: Correio do Povo - 20 de abril de 2004).
Para que a história dos expedicionários do Vale do Itapocu seja venerada e respeitada, o Museu Histórico Municipal "Emílio da Silva", mantém uma sala temática em homenagem aos ex-febianos.
Já o Arquivo Histórico Municipal "Eugênio Victor Schmöckel", através do Projeto de História Oral, "As últimas gotas da Força Expedicionária Brasileira", tem realizado entrevistas com os ex-Pracinhas, ainda vivos.Além das entrevistas, um rico acervo fotográfico está sendo organizado digitalmente. Dessa forma as instituições guardiãs da história e da memória contribuem plenamente, para difusão desse legado cultural, que há mais de 60 anos integram a história brasileira.

Nenhum comentário: