Somos famílias felizes!Felizes por termos tido em nossa família uma pessoa tão especial. Quando jovem, dedicada aos pais, ajudando na criação dos irmãos mais novos. Quando casada, continuou sendo bom exemplo de dedicação à sua família, cuidando de sua, abraçando a nova e ainda cuidando de nós.
Estudiosa demais! Sempre disposta a ajudar as pessoas, de alguma maneira, sempre o que tivesse ao seu alcance, muitas vezes, privava-se de si para ajudar aos outros.
Costumeiramente dedicada a sua carreira de professora, diretora, coordenadora, enfim, cargos ligados à Educação, onde deixa um legado de reconhecimento, por parte de seus alunos e de colegas de profissão.
Freqüentemente ouvíamos e ouvimos ainda hoje: Você é irmã da Leonir? Puxa, que pessoa maravilhosa!!!. E isso nos enche de orgulho.
Temos certeza que cada um que adentrar as portas deste Centro de Educação terá a oportunidade de saber, que Leonir foi e continua sendo especial, grande exemplo de dignidade!
Num momento de saudades dela, escrevi:
Saudades?
A saudade é uma bênção!
É o maior patrimônio do ser humano, seja por sentir ou por deixar saudades!
É de uma riqueza infinita quem deixa ou sente saudades, pois tem oportunidade das marcas das flores, da água, do ar... dos dons divinos, da luz no olhar!
Quem deixa saudade, cumpriu a sua missão e através dela abençoa a quem deixou, sendo que este é um grande compromisso de cada ser que Deus criou!
Assim, quando lembras com saudades de alguém, chore, chore com alegria o quanto te bastar, pois tens tido a honra de ter sido abençoado por quem deixa saudade de filha, irmã, de mãe, de prima, de professora ou mesmo de amiga ."
Prefeito Moacir Antonio Bertoldi, no momento do decerramento da placa inaugural, acompanhado da Sra Inês Pedri Pessate, mãe da patrona homenageada.
Jornal Absoluto deu destaque ao ato inaugural. Confira:
"A participação da iniciativa privada, por meio de parceria da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina e da Prefeitura de Jaraguá do Sul beneficia a comunidade com mais uma unidade de educação infantil. Na segunda feira (18), foi inaugurado o nono Centro de Educação Infantil do município, (foto, do Flavio Ueta) viabilizado através de convênio firmado em 1996 entre o Sistema Fiesc/Sesi e a administração municipal, no bairro Ilha da Figueira. A obra atende reivindicação dos sindicatos das indústrias e da ACIJS - Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, para suprir a deficiência da falta de vagas nas creches, onde os pais pudessem deixar os filhos com segurança e sem preocupação, enquanto trabalham. O convênio inicial previa seis creches, mas o projeto acabou contemplando outras três, totalizando nove unidades, com a entrega do prédio do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Leonir Pessate Alves, que homenageia a educadora falecida no dia 6 de janeiro de 2006, aos 54 anos, de parada cardíaca. O novo centro infantil tem capacidade para atender 150 crianças. As atividades começaram em fevereiro e atualmente estão matriculadas 126 crianças, segundo informações do secretário de Educação, Anésio Alexandre. Ele anunciou, também, a entrega de mais três centros infantis, no Morro da Boa Vista, em Três Rios do Sul e em Santa Luzia, ainda neste semestre. O ato de inauguração contou com a presença de lideranças empresariais e políticas, além da comunidade. O vice-presidente regional da Fiesc, Durval Marcatto Júnior, historiou o processo que culminou com a celebração do convênio entre Fiesc/Sesi e Prefeitura, com a participação dos sindicatos patronais e da ACIJS. “Este é o segundo centro infantil, nestes moldes, que a Ilha da Figueira recebe. O primeiro foi em 1998. Esta parceria é fundamental para que mantenhamos a qualidade de vida e locais seguros para uma educação de qualidade, nesta fase importante da vida da formação da personalidade das nossas crianças”, disse Marcatto.
O presidente do Sistema Fiesc/Sesi, Alcantaro Corrêa, comentou que Jaraguá do Sul é exemplo para Santa Catarina na preocupação com a educação e a segurança das suas crianças. “Desconheço cidades deste porte que podem se orgulhar de ter 26 creches para acolher crianças até cinco anos de idade. Este modelo deve continuar, porque não só o poder público, como a iniciativa privada se preocupa com o bem-estar das crianças e investem de forma racional no futuro com qualidade delas”. Para o prefeito de Jaraguá do Sul, Moacir Bertoldi, a obra constitui-se num importante meio para promover o crescimento e o desenvolvimento das crianças. Segundo ele, são quase 4.500 crianças que freqüentam os centros de educação infantil, número que deve aumentar com as novas creches do Morro da Boa Vista e do Três Rios do Sul, que serão inaugurados em abril e o novo prédio da creche de Santa Luzia que ficará pronto até junho. O prefeito citou, também, a campanha de vacinação contra a gripe infantil, por meio a vacinação em massa das crianças até cinco anos, desde 2005, que resultou na redução de 30% das internações de crianças por problemas respiratórios no Hospital Jaraguá, que é a referência pediátrica da região. Nova campanha será realizada em maio. A família da educadora Leonir Pessate Alves esteve presente no ato inaugural, muito emocionada com a homenagem. Coube a irmã, Professora Leodete Pessate Stryhaslki, falar e agradecer em nome da família, a lembrança do nome de Leonir para dar o nome à escola infantil inaugurada."
J A - 19/03/08